Os contribuintes proprietários de veículos com placa de final 1 têm prazo até segunda-feira (19) para pagar à vista, com desconto de 3%, ou parcelar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativo a 2009. O vencimento para os veículos com placa de final 2 será no dia 20 e assim sucessivamente por final de placa, até o dia 30, quando vence o prazo para os carros com placa de final 0. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) alerta os interessados para prestarem atenção à escala de vencimento, evitando o pagamento em atraso.

Fora do prazo estabelecido pela SEF, incidirá sobre o valor devido uma multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, o valor será corrigido em 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.

Onde pagar

Para pagar, o contribuinte tem algumas opções. Basta se dirigir a uma das agências dos bancos credenciados ou usar a internet para quitar seu imposto. Estão credenciados a receber o IPVA os bancos do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil e Unibanco. Para agilizar e facilitar o atendimento, o contribuinte deve levar o documento de seu veículo, onde consta o código Renavam.

Os bancos também estão recebendo a Taxa de Licenciamento, cujo prazo final para pagamento é 31 de março, e o Seguro Obrigatório. Para receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), emitido pelo Detran/MG e de porte obrigatório para todos os motoristas, os interessados precisam estar em dia com o pagamento do imposto, da taxa, do seguro e de eventuais multas.