O Final de semana promete ser de muito calor em Patos de Minas. De acordo com o Instituto Clima Tempo, as temperaturas deverão chegar aos 37° no sábado e 36º no domingo. Essa onda de calor leva muitas pessoas a se refrescarem em rios, cachoeiras, clubes e lagos. Entretanto, é preciso ficar muito atento em relação a segurança, é o que orienta o Corpo de Bombeiros.

Recentemente, um jovem de 21 anos acabou morrendo depois de tentar atravessar o Rio Indaiá. O corpo dele foi encontrado depois de um dia todo de buscas. De acordo com o Tenente Pedro do Corpo de Bombeiros, durante entrevista no Programa Contraponto, com o aumento das temperaturas as pessoas buscam várias formas de amenizar a situação. Uma delas e se refrescar em rios, cachoeiras, lagos e clubes. Segundo ele, é preciso ter bastante atenção e não se aventurar em locais desconhecidos.

“Às vezes a pessoa está em um lugar que “da pé” e um passo à frente já não dá mais. Aí a correnteza leva e a pessoa não consegue voltar” disse ele. O Tenente Pedro explicou ainda que a distração é um dos principais fatores de afogamentos. “Na maioria das ocorrências envolvendo crianças por exemplo, ela está perto de adultos na água e quando eles se distraem, a criança se afoga bem perto deles”.

O Tenente disse que o colete de proteção é fundamental para salvar vidas. Outra recomendação é deixar algo flutuante por perto. “Uma madeira, um pedaço de pau, uma corda, algo que você possa se agarrar em caso de afogamento”. Ele ressaltou que o ideal é ser preventivo e nunca entrar em contato físico direto com a pessoa, mas sim jogar algo para que ela possa segurar e ser retirada da água.