Em vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (26), a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, Fátima Gomes, fez um apelo à população. A cidade está com todos os leitos de Covid-19 ocupados e há uma fila de espera de 30 pessoas para conseguir uma vaga nos hospitais. Sem espaço, pacientes já começaram a ser transferidos para outras regiões do estado.

“Continuem seguindo todas as regras de isolamento social. Fiquem em casa, por favor. Usem máscara, por favor. Só saiam se precisarem mesmo. Se for sair, vá apenas uma pessoa da família, tomando todos os cuidados necessários”, pediu Fátima Gomes no vídeo.

Segundo a presidente, não há falta de medicamentos ou de oxigênio nos hospitais, mas, sim, de leitos para receber os pacientes. Ela afirmou que há uma fila de espera de 30 pessoas para conseguir um leito na cidade. Essa informação já havia sido divulgada na manhã desta sexta pela Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta.

A líder do Conselho também citou a transferência de dois pacientes de Patos de Minas para as cidades de Pirapora e Unaí na quinta-feira (25). Além disso, o Centro de Atendimento à Covid-19 no Hospital de Campanha tem recebido, em média, 300 pessoas por dia.

“Nós temos uma equipe reduzida de profissionais de saúde que já está trabalhando com a Covid-19 há um ano. Essa equipe está cansada, esgotada”, salientou Fátima, que também afirmou que o processo de contratação de novos profissionais está em andamento.

Ainda de acordo com a presidente, houve uma movimentação na tarde desta sexta-feira para liberar mais seis leitos de UTI no Hospital de Campanha. Porém, segundo Fátima Gomes, esse aumento não é suficiente, já que a fila de espera tem 30 pacientes de Patos de Minas. Esse número não inclui as pessoas contaminadas de outras cidades, que dependem da estrutura da Capital do Milho.

“É possível que precisemos transferir mais pacientes para outros municípios que tenham leitos, porque temos que dar assistência ao paciente. Também é possível que precisemos adaptar um novo espaço na cidade para receber esses pacientes, ou adaptar uma ala na UPA. Por isso, faço um apelo: cuidem da sua família e do próximo”, finalizou a secretária no vídeo.