Finados é o dia dedicado pelos católicos para prestar homenagens às pessoas que já faleceram. Seguindo a tradição, muita gente leva flores e velas, faz orações e relembra os bons momentos vividas com aquela pessoa amada. A visitação acontece no dia 2 de novembro, mas os preparativos começam antes.

No Cemitério Municipal de Santa Cruz, desde a manhã deste domingo (29), a movimentação tem sido grande. Segundo a administração do local, muita gente veio para fazer reparos, pintura e para lavar os túmulos. Esse cuidado também é uma forma de reconhecer e de homenagear as pessoas que já faleceram.


A dona Celsídes Martins Silva levantou cedo nesta segunda-feira (30) e, como faz todos os anos, foi até o Cemitério de Santa Cruz preparar o túmulo da família para o Dia de Finados. Ela disse que ainda tem a missão de ir até o Cemitério de Arraial dos Afonsos onde está enterrada outra parte da família. Para dar conta da tarefa ela conta com a ajuda da Maria Helena Silva, que também faz questão de prestigiar os parentes.

Quem não tem tempo de preparar o tumulo da família pode contar com os serviços de profissionais. Nesta época do ano, muita gente aproveita para faturar um dinheiro extra fazendo faxinas de sepulturas. Os preços variam e podem ser negociados na hora.

O Cemitério Municipal de Santa Cruz possui 8 mil sepulturas e já conta com quase 41 mil pessoas sepultadas. No Dia de Finados, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo local.