Os pacientes com câncer que estão em tratamento em Patos de Minas não precisarão ser transferidos, mesmo com a confirmação do descredenciamento do Hospital São Lucas. Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que foi celebrado um convênio com o próprio Centro Oncológico AZ do Noroeste para que os atendimentos dos pacientes patenses não sejam prejudicados.

O Centro Oncológico AZ do Noroeste atende cerca de 700 pacientes com câncer. Embora o credenciamento dos serviços pertencesse ao Hospital São Lucas, como terceirizada, era ela que fazia o atendimento dos pacientes. A direção da Clínica também enviou nota à redação do Patos Hoje.

Veja a íntegra da nota da Prefeitura:

“A Prefeitura de Patos de Minas foi informada, na última semana, do descredenciamento do Hospital São Lucas no tratamento de oncologia. Quanto a isso, informamos que:

- trata-se de trâmite interno do Ministério da Saúde, uma vez que o fechamento do hospital, que é particular, foi anunciado pelos seus proprietários;

- os pacientes recebem o tratamento na Clínica AZ, que era prestadora do hospital, e continuará dando assistência aos cidadãos, sem necessidade de remoção ou transferência. Isso porque o município celebrou contrato diretamente com a clínica, antes intermediado pelo Hospital São Lucas;

- desde 2019, pacientes diagnosticados com câncer são transferidos para tratamento em Uberaba e Belo Horizonte, uma vez que a destinação dos recursos de Patos de Minas encontra-se nessas cidades;

- assim como foi feito com os leitos de UTI, agora pertencentes à Santa Casa de Misericórdia, a expectativa é de que, em breve, novos prestadores sejam credenciados na cidade;

- a Prefeitura reafirma o seu compromisso com a reestruturação da saúde de Patos de Minas, e reforça que não há motivo para insegurança, uma vez que o fluxo não será alterado para aqueles que encontram-se em tratamento”.

Nota do Centro Oncológico AZ Noroeste

“O Centro Oncológico AZ do Noroeste, por meio de suas atribuições e firmando o compromisso e responsabilidade perante a população de Patos de Minas e região, e agindo com clareza e integridade, informa que diante da situação alarmante que nos surpreendeu no dia 14/12/2021, com a desabilitação do Hospital São Lucas, decorrente de diversaas irregularidades que ele já vinha sofrendo, o que causou graves prejuízos ao serviço de oncologia.

Assim, estamos cientes e reafirmamos o compromisso de fornecer nossos serviços à população que, conforme informações do Município, a partir de agora estará sob a sua responsabilidade o contrato direto com o Centro Oncológico Az do Noroeste, a fim de garantir a prestação dos serviços sem nenhuma alteração”, conclui.