A imunização contra a covid-19 em pessoas com comorbidades segue em Patos de Minas. Nossa reportagem foi ao Projeto Saci na manhã desta quinta-feira (13), e acompanhou alguns momentos da vacinação. Os profissionais de saúde estão verificando os dados da pessoa a ser imunizada e conferindo se ela pode receber a dose hoje ou em outra data.

De acordo com a Enfermeira responsável pela vacinação, Patrícia Ribeiro, a previsão para hoje é imunizar cerca de 500 pessoas com comorbidades. “Hoje nós estamos imunizando as pessoas com idade entre 55 e 59 anos que se encaixam na lista de comorbidades como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, problemas cerebrais, infarto entre outros”. Ela ainda disse que é preciso ter muita atenção no dia certo de vacinação, visto que a convocação está sendo feita de acordo com o dia de cadastro.

Segundo ela, algumas pessoas estão procurando os locais de vacinação fora do dia de receber a vacina e está sendo necessário organizar a fila. “A gente faz essa triagem até para agilizar na hora da vacinação. Então a gente vê na fila quem está apto a receber a dose e quem não está e dessa forma vamos trabalhando e orientando as pessoas a voltarem no dia certo”. Ela explicou também que serão divulgadas as datas para as pessoas com problemas renais crônicos. “Haverá um dia que somente esse grupo de pessoas será vacinado”.

Quem recebeu a dose da vacina hoje e ficou bastante satisfeita foi a dona Maria do Carmo. Bastante alegre ela conversou com nossa reportagem e ressaltou a importância de se imunizar. Ela recebeu a primeira dose e disse que não vê a hora de abraçar e beijar os filhos sem risco. Ela ainda ressaltou a importância da imunização e convocou todas as pessoas para se vacinarem. “Não precisa esperar não gente, marcou o dia certinho, vem vacinar” disse ela.

A enfermeira Patrícia Ribeiro finalizou dizendo que, mesmo após a tomada da segunda dose, é preciso que as pessoas não se descuidem e continuem com as medidas de segurança como uma boa higiene, utilizar máscara, álcool em gel e o distanciamento. Para as pessoas com comorbidades, a vacinação está acontecendo no Projeto Saci. Já a segunda dose da Coronavac está sendo aplicada na USF do bairro Sebastião Amorim.