A Prefeitura de Patos de Minas quer investir em usinas fotovoltaicas para oferecer energia elétrica para os prédios públicos do município. A intenção é fazer uma parceria público-privada para implantar, operar e manter uma microusina com capacidade de 2, MW por ano de potência nominal. Uma consulta pública foi aberta esta semana.

Segundo a Prefeitura, a proposta de instalação da microusina fotovoltaica foi desenvolvida pela administração local em cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). As sugestões para o projeto podem ser enviadas pela comunidade até 1º de julho pelo e-mail [email protected], e os estudos técnicos do projeto estão disponíveis no site da prefeitura .

Próxima etapa – Terminado o processo de consulta pública, a administração avaliará todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, por meio da qual será escolhida a melhor proposta feita pelos investidores privados.

Em Patos de Minas, a PPP de Usina Solar Fotovoltaica será o primeiro contrato assinado pela prefeitura nessa modalidade. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação operará na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.