A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de vacinação contra Covid-19 para a próxima semana, dando sequência ao atendimento de pessoas com comorbidades. O público de segunda-feira (24/5) já estava definido e são aqueles de 45 a 59 anos que faltaram às convocações anteriores. Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com condições de risco estão convocadas para terça-feira de manhã, enquanto a faixa etária de 44 anos completos vacina-se à tarde.

O atendimento para as pessoas com comorbidades segue até quinta-feira, em ordem decrescente de idade. Já a sexta-feira e o sábado serão exclusivamente para aplicação de segunda dose de AstraZeneca em idosos de 85 a 89 anos que se vacinaram há cerca de 12 semanas. A divisão das idades por dia está especificada no cronograma abaixo, que traz detalhes de local e horário para toda a semana

60 anos – As pessoas com 60 anos incompletos que não possuem comorbidades estão sendo vacinadas conforme completam a idade. Portanto quem está nessa condição pode ir ao ponto de vacinação a partir da data do aniversário para receber o imunizante. É preciso atentar-se apenas para comparecer em dias de aplicação de primeira dose.

Posso escolher a vacina? – Patos de Minas recebe doses do imunizante Pfizer/BioNTech na segunda-feira, e a orientação do Governo de Minas Gerais é priorizar as doses para atender gestantes e puérperas com comorbidades. As doses restantes serão aplicadas nos demais grupos convocados, mas é importante ressaltar que a pessoa não pode escolher qual vacina receber.

Caso haja contraindicação para receber alguma marca específica de vacina, essa informação deve vir relatada no laudo médico.

Documentos necessários:

– 1ª dose gestantes e puérperas: documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência em Patos de Minas e cartão de vacina (caso possuir). Obrigatório entregar laudo médico original atestando a gravidez e a comorbidade (conforme descrita na planilha do PNO). É importante que o profissional coloque no relatório que a vacinação é indicada para a paciente. Esse grupo receberá doses da Pfizer/BioNTech.

– 1ª dose comorbidades: documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência em Patos de Minas e cartão de vacina (caso possuir). Obrigatório entregar laudo médico original atestando a comorbidade (conforme descrita na planilha do PNO).

– 2ª dose: documento oficial com foto, CPF e cartão de vacina constando a primeira dose