A partir desta quinta-feira (05), o uso da máscara de proteção torna-se facultativo em todo o município de Patos de Minas, ou seja, deixa de ser obrigatório inclusive em estabelecimentos de saúde. A medida consta no Decreto 5.233, publicado hoje em edição extraordinária do Diário Oficial do Município.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a desobrigatoriedade do uso da máscara leva em consideração a baixíssima ocupação de leitos Covid-19 e a atual média de novos casos da doença. Até o momento, estão registrados 34 positivos em abril e dois em maio. Em janeiro e fevereiro, foram registrados centenas de casos por dia, havendo relativa redução em março.

A satisfatória porcentagem de vacinados no município também favorece a flexibilização. Mais de 93% das pessoas com 5 anos ou mais estão com a segunda dose em dia e cerca de 80% da população apta a tomar o primeiro reforço já o recebeu. O uso de máscara já era facultativo no município em locais abertos e também fechados, exceto nos de saúde.