A Prefeitura Municipal de Patos de Minas lançou nesta sexta-feira (24) um guia de como funciona a microchipagem de cães e gatos. O microchip para cães e gatos é uma forma moderna de identificar o animal de estimação de modo eficaz e seguro. Trata-se de um microcircuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, implantado sob a pele. Ele contém um número com todas as informações do pet, como: nome, raça, idade, histórico de doenças e dados do seu proprietário.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, caso o animal se perca ou até mesmo seja roubado, pode ser identificado facilmente por meio desse dispositivo. Para isso usa-se um equipamento leitor e, por meio do número lido, podem ser acessados os dados de contato dos seus donos. A maioria das clínicas veterinárias hoje já possui leitora de microchip.
Não é um sistema de localização por radar ou GPS, para isso existe o localizador pet. O microchip é sim um sistema de identificação. Funciona como um “RG eletrônico”. Em vários países, como Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, é obrigatório o uso desse método para identificar todos os animais de estimação.
“É uma tendência que só traz benefícios ao segmento e à população em geral. E para que não fiquem dúvidas sobre o procedimento, preparamos uma cartilha informativa sobre o tema”, destacou. Confira o guia completo!
Comentário mais curtido:
Vieira
A população esta toda perdida, antigamente cachorro era só na roça,,ai passou ser na cidade, depois dentro de casa e ter , casa de morar , médico, velório, agora ganha chips, logo logo teremos que mudar pra roça e deixar nossas casas pra eles ,🐆🐆🐆
Samara
27/06/2022 21:33Aos amantes de cães , tranquilo, seus donos, mantém os mesmos em suas residência, agora os proprietários de gatos, deveria mantém seus animais em suas próprias residência, em vez de deixa-los soltos a revelia causando enormes transtornos aos seus vizinhos, quebrando telhas, comendo ovos , quebrando gaiolas e comendo canários, e mais defecando nós telhados vê calhas das residência, o risco das famílias contrair algum tipo doença é muito grande, sem contar o barulho quando estão copulando, na opinião deveria chipa e colocar um localizador em cada animal desses e que seus proprietários assuma as responsabilidades e tenha a consciência dos danos que esses animais causam a comunidade como um todo.
Samara
27/06/2022 21:20Além do chip, seria muito importante colocar um localizador nos animais domésticos, principalmente nos gatos, já tem nove anos que venho sofrendo, vários transtornos com esses animais, eles invadem minha residência, para comer ovos , quebram vasos plantas, já comeram dois canários belgas, deslocam as telhas causando goteiras, e pior dia danos, defecam no telhado e na calha da minha residência. São inúmeros os prejuízos que tenho, além do risco de contrair uma doença, eu e minha família convive com este grande problema, mesmo com todas as dificuldades , estou em dia com todos tributos do município, e até hoje não indispus com nenhum dos meus vizinhos, sobre esse problema, mas venho relatar este, na esperança de alguém, ler este comentário , possa me auxiliar a resolver está situação.
Razão...
25/06/2022 23:14Patos de Minas é um lugar especial demais.... Não existem problemas.... Uma população extremamente feliz... Aqui não existe pobreza.... Aqui não existe desemprego... Um trânsito que flui de forma extremamente eficiente.... Um lugar que parece um sonho... Em Patos de Minas o prefeito, com ausência de problemas reais, pode até se preocupar com problemas dos animais, já que os humanos não lhe causa preocupações.... Pode até, imagino eu, se preocupar em colocar ships em cães, uma atividade para fugir do tédio e do marasmo... Onde já se viu isso... Uma vergonha uma coisa assim... Tanta coisa importante para o cara preocupar e o cara vai preocupar em colocar ship em cachorro...
Dicastro
25/06/2022 08:44A bíblia fala sobre isso apocalipse, quem não tiver essa marca não consegue vender compra enfim fazer nada e ainda será perseguido.
Barcelos
25/06/2022 13:02Dicastro, é a marca da Besta 666 está mesmo no Apocalipse.
Dicastro
25/06/2022 08:42Começa assim, o sistema vai implantando esse chip aos poucos começa nos animais, e depois vão aproveitar essa aceitação e colocar nos humanos. É o fim dos tempos mesmo. E isso estão fazendo em muitos países já. Falcão não perca sua credibilidade.
Arqueiro
25/06/2022 07:13Eu era apoiador do Falcão mas depois dessa palhaçada de chipar cachorro, caiu muito no meu conceito .
Vieira
24/06/2022 22:00A população esta toda perdida, antigamente cachorro era só na roça,,ai passou ser na cidade, depois dentro de casa e ter , casa de morar , médico, velório, agora ganha chips, logo logo teremos que mudar pra roça e deixar nossas casas pra eles ,🐆🐆🐆
Porco
26/06/2022 07:33Ah! E se cair na bobagem de discordar desses "defensores de animais que comem a carne de outros animais", você é xingado.
Betão
24/06/2022 20:40Que cara de raiva da veterinária kkkkk
Só Jesus salva.
24/06/2022 19:33Tudo isso é o início do fim , para que todos veja que o que foi escrito um tempo remoto hj se ver a cumprir , daqui a pouco as pessoas vão ser obrigadas a usar o tal chip na mão direita ou na testa , sendo a palavra de Deus cumprindo e o o final do tempos se ver onde os humanos os viverão pela fé , Jesus está as portas e quem não acredita , basta ir nas seitas satânicas e ver satanás se manifesta nas pessoas , só Jesus na causa , essa luta é espiritual, mais o que esperar dos humanos se eles mesmo crusificou Jesus sendo ele justo , mais que era necessário para que seu sangue seja derramado naquele dia para que nois filhos de Deus e irmãos em Cristo seja salvo , que Deus tenha misericórdia de nós. amém
Tô de olho
24/06/2022 20:27Chip em mim já instalei a muito tempo que é o celular,mas meu cachorro eu num boto chip nem a pau ,esse povo tá doido....o cachorro só come dorme e nem sai pra rua ... então num gasta chip nada de a keto.
INCREDULA
24/06/2022 18:28Estou totalmente horrorizada como um assunto desse virou pauta em todos os jornais da cidade deveria é fiscalizar o dinheiro publico que é investido nesta ONG que não resolve praticamente nada dos cachorros de rua sem a ajuda dos cidadãos tudo que uma pessoa de baixa renda precisa nunca é resolvido, mas na porta desta instituição sempre vemos carrões das amigas da presidente que levam seus animais do Alto caiçaras para serem castrados com dinheiro publico.
vira o disco
24/06/2022 17:34nossa quantas reportagens dessa microchipagem, que insistência, vira o disco, burricimento.
DESVIRA O DISCO
27/06/2022 13:44Ô... VIRA O DISCO, É SÓ NÃO LER, MINHA FILHA! E INCRÉDULA, ISSO É SÓ PARA CATAR DINHEIRO DO POVO. SÓ ISSO.
INCREDULA
24/06/2022 18:19Com certeza quer fazer a população engolir guela abaixo esse assunto que não resolve nada o problema dos caes e gatos de rua que precisam mesmo de castração e alimentação.
Xiz.
24/06/2022 16:59Não vai ser de graça, afinal será pago com nosso dinheiro dos impostos. Essas informações de como é o chip deveriam ter sido feitas antes de anunciar a obrigatoriedade de chipar, teria evitado muito dissabor.
incredula
24/06/2022 18:21Dinheiro esse que deveria ser gasto com coisas muito mais uteis né.
Vieira
24/06/2022 16:43Prefeitura tirar COPASA e trocar a empresa que faz serviço de iluminação pública, prefeito não preocupa , porque não tem tempo . Fica cuidando de cachorros 🐩
Incredula
24/06/2022 18:23Com certeza tem mais de 100 assuntos mais importantes que esses assuntos que priorizam o bem estar do ser humano que deveria ser mais importante que animais né.
Marcos Almeida
24/06/2022 16:14E a propaganda pra demonstrar os primeiros de gestão do sujeito aí!? KKKKK Vergonha! Prefeitinho mequetrefe!
Geraldim Campalegre
24/06/2022 16:10Essas ações periféricas não resolvem os problemas mais contundentes que afligem nosso município. Vamos enfrentar os problemas que você tinha proposto antes do pleito, Pamonhão! Cadê o pulso firme com a Copasa? Cadê a consideração com o comércio da cidade, que sofreu com a pandemia e vocês já estão sendo executados judicialmente, pelos tributos municipais devidos, em desfavor daqueles que foram prejudicados com seu lockdown! Cadê a solução pras estradas rurais, com a pavimentação urbana!? Cadê o organização no trânsito, seja nas ruas que foram e estão tendo seus sentidos mudados, ou na adequação dos semáforos? Esse cara caiu de paraquedas na prefeitura!
NÃO CONCORDO
24/06/2022 16:07SÓ PARA SUGAR MAIS O COITADO DO POVO QUE JÁ VIVE TRABALHANDO PARA PAGAR TAXAS, IMPOSTOS DENTRE OUTROS. E GANHAMOS O QUÊ COM ISSO? SE O PREFEITO QUER CONTAR OS BICHO, ELE QUE PAGUE.