O número de pacientes com Covid-19 em Patos de Minas aumentou de forma significativa nos últimos dias. Com isso, a Prefeitura montou um novo fluxo de atendimento a esses pacientes. As Unidades de Saúde da Família- USFs- são os principais pontos de atendimento de usuários com suspeita de Covid-19.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as USFs funcionam em dias úteis, no geral até as 17h. No entanto há o Saúde do Trabalhador, programa que acontece em todas as unidades e compreende a abertura delas em horário estendido pelo menos uma vez por semana. Por isso, as pessoas devem verificar na USF do seu bairro a escala definida para esse atendimento.

Há também algumas que funcionam em horário especial. As USFs Itamarati, Padre Eustáquio, Nova Floresta e Sebastião Amorim participam do Saúde na Hora, portanto ficam abertas até as 19h de segunda a sexta-feira (dias úteis) para atender moradores referenciados. E, caso a Equipe de Saúde da Família esteja momentaneamente sem médico, os pacientes podem realizar o teste mesmo assim e, se positivo, buscar atendimento na UPA.

Os testes devem ser realizados a partir do terceiro dia de sintomas. Os casos moderados e graves também serão atendidos na UPA 24 horas.