A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado com respostas às perguntas mais frequentes sobre o retorno obrigatório das aulas presenciais. A partir desta quarta-feira (03), todos os cerca de 6 mil alunos da rede municipal devem estar presentes em sala de aula. As escolas foram autorizadas a receber 100% dos alunos.

Apenas o aluno que possui comorbidade comprovada terá acesso ao ensino remoto ou híbrido. Comorbidades são condições prévias ou doenças pré-existentes associadas a um agravante do quadro clínico do paciente quando outra doença se instala. Sendo assim, o médico indicará no relatório ou laudo se o aluno as tem ou não.

Veja as respostas às principais dúvidas dos pais:

-Meu filho não tem uniformes da escola. Será obrigatório para o período presencial até o fim deste ano letivo?

Não será obrigatório. O permitido será calça jeans ou bermuda (não short) e camiseta.

-Não tenho condições de adquirir material escolar novo para o meu filho usar apenas neste período final. O que a escola exigirá em relação a isso?

Não haverá lista de material escolar, apenas lápis, caneta, borracha e caderno, itens esses que os alunos já usam nas aulas remotas e nos cadernos de atividades.

-Meu filho ainda não vacinou, tenho receio de enviá-lo para a escola. As unidades estão preparadas para receber os alunos com segurança?

A entrada e saída serão escalonadas, bem como o horário do recreio. O uso de máscara é obrigatório, e o álcool gel continuará sendo disponibilizado nas escolas. Cada aluno(a) deve ter seu autocuidado nas interações com os colegas.

-Os CMEIs também retornarão, será horário integral?

Os centros de educação infantil voltam às aulas e, no geral, será de forma integral. Há casos específicos em que o quadro de estagiários não está completo, o que impede o retorno integral. As unidades estão em contato com as famílias, e os pais podem procurar os próprios CMEIS em caso de dúvidas.

-Por que a prefeitura decidiu pelo retorno presencial obrigatório há poucos dias do fim do ano letivo? Essa volta fará diferença na educação do meu filho?

A prefeitura está seguindo o protocolo determinado pelo Governo de Minas Gerais. As flexibilizações, segundo o Governo estadual, foram possíveis devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, inclusive para adolescentes de 12 a 17 anos, e à redução de casos e óbitos em decorrência da doença. O cenário epidemiológico em Patos de Minas acompanha a realidade estadual e nacional, o que possibilita o retorno.

O período de isolamento trouxe muitos prejuízos aos alunos, principalmente no processo de aprendizagem. Quanto antes voltarmos à rotina de estudos na escola, melhor serão os resultados de uma aprendizagem significativa.

As escolas estaduais seguem as definições do Governo de Minas Gerais, o qual estabeleceu o retorno obrigatório para a partir de 3/11/2021. Já as instituições particulares têm a opção de tornar obrigatória ou não a volta 100% presencial de todos os alunos, devendo os pais seguirem o que for definido em cada unidade de ensino.