A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado com respostas às perguntas mais frequentes sobre o retorno obrigatório das aulas presenciais. A partir desta quarta-feira (03), todos os cerca de 6 mil alunos da rede municipal devem estar presentes em sala de aula. As escolas foram autorizadas a receber 100% dos alunos.
Apenas o aluno que possui comorbidade comprovada terá acesso ao ensino remoto ou híbrido. Comorbidades são condições prévias ou doenças pré-existentes associadas a um agravante do quadro clínico do paciente quando outra doença se instala. Sendo assim, o médico indicará no relatório ou laudo se o aluno as tem ou não.
Veja as respostas às principais dúvidas dos pais:
-Meu filho não tem uniformes da escola. Será obrigatório para o período presencial até o fim deste ano letivo?
Não será obrigatório. O permitido será calça jeans ou bermuda (não short) e camiseta.
-Não tenho condições de adquirir material escolar novo para o meu filho usar apenas neste período final. O que a escola exigirá em relação a isso?
Não haverá lista de material escolar, apenas lápis, caneta, borracha e caderno, itens esses que os alunos já usam nas aulas remotas e nos cadernos de atividades.
-Meu filho ainda não vacinou, tenho receio de enviá-lo para a escola. As unidades estão preparadas para receber os alunos com segurança?
A entrada e saída serão escalonadas, bem como o horário do recreio. O uso de máscara é obrigatório, e o álcool gel continuará sendo disponibilizado nas escolas. Cada aluno(a) deve ter seu autocuidado nas interações com os colegas.
-Os CMEIs também retornarão, será horário integral?
Os centros de educação infantil voltam às aulas e, no geral, será de forma integral. Há casos específicos em que o quadro de estagiários não está completo, o que impede o retorno integral. As unidades estão em contato com as famílias, e os pais podem procurar os próprios CMEIS em caso de dúvidas.
-Por que a prefeitura decidiu pelo retorno presencial obrigatório há poucos dias do fim do ano letivo? Essa volta fará diferença na educação do meu filho?
A prefeitura está seguindo o protocolo determinado pelo Governo de Minas Gerais. As flexibilizações, segundo o Governo estadual, foram possíveis devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, inclusive para adolescentes de 12 a 17 anos, e à redução de casos e óbitos em decorrência da doença. O cenário epidemiológico em Patos de Minas acompanha a realidade estadual e nacional, o que possibilita o retorno.
O período de isolamento trouxe muitos prejuízos aos alunos, principalmente no processo de aprendizagem. Quanto antes voltarmos à rotina de estudos na escola, melhor serão os resultados de uma aprendizagem significativa.
As escolas estaduais seguem as definições do Governo de Minas Gerais, o qual estabeleceu o retorno obrigatório para a partir de 3/11/2021. Já as instituições particulares têm a opção de tornar obrigatória ou não a volta 100% presencial de todos os alunos, devendo os pais seguirem o que for definido em cada unidade de ensino.
Comentário mais curtido:
Fabriola
Perdi muitos parentes com covid-19 muitos amigos parentes como meu pai minha mãe meu irmão. Agora os filho de uma mãe quer voltar a aula quem me garante que eu não vou perder meus filhos os meus não voltam pode vir polícia pode vir até vim até o diabo. Se tem uma coisa eles não volta faltando 2 meses para acabar as aulas isso é um absurdo só quem perdeu um parente para saber como é a dor de você nem poder ver o seu pai e sua mãe dentro de um caixão. A gente passou pelo um filme de terror nossa família. desculpa aí pessoal pelos palavreado errado mas essas pessoas não tem ciência do que esse vírus. Vocês que estão aí torcendo para as aulas começar para ver seu livre dos seus filhos. Boa sorte Deus abençoe eles vocês para vocês não perderem ele igual perdi meus parentes muito obrigada
Fabi 🌻
03/11/2021 20:31Nem concordo e nem descordo. 1° Não deveriam obrigar! 2° Mantém a forma híbrida pra quem não sente confiança em mandar os filhos a escola. O vírus não acabou, está longe de acabar! Passamos o ano nos preservando, nos cuidando e agora expor as crianças ao meu ver é um tiro no pé. Muitas famílias perderam familiares, estão passando por muita dificuldade, querendo ou não as crianças já estão prejudicadas. O ensino que as escolas estão oferecendo é bom e exige muito das famílias. De uma certa maneira foi muito bom, porque tivemos a oportunidade de ver como nossos filho se comporta com as atividades ali proposta. Gosto muito da rotina de ensinar as atividades em casa, lógico que em sala de aula a assistência é melhor. Porém não concordo com o decreto de obrigar o retorno sem ter vacinad
Mãe
03/11/2021 12:06Pois meu filho irá todos os dias,ele faz natação futebol brinca na rua e pra escola não pode ir
Vida
03/11/2021 12:05Segue moçada kkk
VIDA SEGUE ROLA
03/11/2021 14:24VIDA SEGUE ROLA NO SEU CÚ
Fabriola
03/11/2021 11:47Perdi muitos parentes com covid-19 muitos amigos parentes como meu pai minha mãe meu irmão. Agora os filho de uma mãe quer voltar a aula quem me garante que eu não vou perder meus filhos os meus não voltam pode vir polícia pode vir até vim até o diabo. Se tem uma coisa eles não volta faltando 2 meses para acabar as aulas isso é um absurdo só quem perdeu um parente para saber como é a dor de você nem poder ver o seu pai e sua mãe dentro de um caixão. A gente passou pelo um filme de terror nossa família. desculpa aí pessoal pelos palavreado errado mas essas pessoas não tem ciência do que esse vírus. Vocês que estão aí torcendo para as aulas começar para ver seu livre dos seus filhos. Boa sorte Deus abençoe eles vocês para vocês não perderem ele igual perdi meus parentes muito obrigada
Resposta verdadeiro
03/11/2021 13:23Verdadeiro tenho certeza que você deve ser uma filha de uma mãe que mora na zona para falar um absurdo desse para moça toma conta da sua vida parceiro que é melhor vai cuidar da sua mãe lá na zona. Porque para o cara falar que é o verdadeiro acredito que você é o verdadeiro filho da dona da zona......... Vai cuidar da sua mãe.
Pensa direito
03/11/2021 13:14Colega. Sinto muito pelas suas perdas . Mais até mesmo na palavra da Bíblia esta escrito, que Deus iria buscar os seus escolhidos, tudo nessa vida acontece pela permissão de Deus. Deixa seus filhos irem pra escola não quer dizer que somente esse vírus pode matar eles . Quando é a nossa hora até dentro de casa pode acontecer um acidente e morrer. Reflita bem . Não podemos ficar cercando as coisas e sim confiar e entregar nas mãos de Deus que seja sempre feita a vontade dele.
Verdadeiro
03/11/2021 12:04Seu filho fica em uma bolha 24 horas me poupe de tanta hipocrisia
Conciente
03/11/2021 11:39Meu filho teve um rendimento muito baixo por ficar em casa,mas não é ainda o momento de voltar até porque nossos filhos não estão vacinados,apesar de vacina não impedi de sermos infectados,mas ao menos ameniza ,e outra tudo de uma vez e mais quem vai se responsabilizar se Deus nos livre nossos filhos ficar acometido pela doença de quem será a responsabilidade ,quem vai arca com hospital, médico, remédio , confesso que eu estou com medo.e infelizmente não temos opção.
Zé Pikeno
03/11/2021 10:30E, se Deus me livre de acontecer, se algum jovem se infectar, de quem é a responsabilidade?
PAI DE ALUNA
03/11/2021 10:16MINHA FILHA NAO VOLTA MAIS É NEM OBRIGADO MESMO 2 MES PRA ACABAR O ANO AGUENTO ATE AGORA VOU PENSAR SE VOLTA ANO Q VEM.
DEVANELSON
03/11/2021 09:58Ninguem vai querer voltar pra escola nao gente, ficaram mais de ano sem escola, agora so querem ficar na rua molecando mesmo
DEVANELSON
03/11/2021 11:10Kkk ele adora os gatim do colégio principalmente o profe de matemática 🧮
Italiano
03/11/2021 10:42Devanelson, seu filho vai comer os gatim???? OS GATIM? Essa coca e fanta ummmm meninaaaaa
DEVANELSON
03/11/2021 10:16meu filho msm é um que vai fica vagabundando da rua heheh comendo os gatim
Patense
03/11/2021 09:47Isso e uma conquista para nós. Graças a Deus vencemos a gerra. Lembrando devemos continuar com todas as precauções .
PATENSE GOSTOSO
03/11/2021 10:17ainda nao acabou a guerra fia acorda se liga