A Prefeitura de Patos de Minas e a Secretaria Municipal de Saúde entregaram na manhã desta quinta-feira (07) a primeira etapa da reforma da Unidade de Pronto Atendimento. A obra será ampla e vai custar mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos para melhorar o atendimento aos pacientes.

Setor de medição e observação é o primeiro a receber as melhorias. O local estava bastante precário e imagens que viralizaram na internet provocavam críticas ao serviço de saúde prestado no local. O novo espaço passou por melhorias na pintura e recebeu no proteção (bate-maca) para evitar novos danos.


A UPA também está sendo ampliada e vai receber novo mobiliário. Uma sala específica para medicar os pacientes foi construída e deverá ser disponibilizada em breve. Além disso, a rede elétrica está sendo melhorada para garantir o funcionamento da Unidade. Antes, a UPA apresentava piques de energia constantemente. Cerca de R$ 400 mil estão sendo investidos somente na melhoria da rede elétrica.


Segundo a secretária Municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, a expectativa é de que a reforma da UPA seja concluída nos próximos dois meses. Como a reforma está sendo feita sem interromper o atendimento aos pacientes, o apelo é para que as pessoas tenham compreensão. A diretora técnica da UPA, Sara Menezes, explicou que o incômodo de agora é para garantir mais conforto e um melhor atendimento para todos.


Obras em outras unidades de Saúde

Além da UPA 24 horas, a Prefeitura de Patos de Minas está reformando outros imóveis destinados à saúde, como o prédio que vai abrigar o SAMU Regional na avenida Marabá, a Clínica de Especialidades, a Unidade de Saúde da Família do bairro Várzea que vai passar a funcionar no Projeto Saci e outras Unidades de Saúde da Família.

Segunda a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, praticamente todas as unidades de saúde estavam necessitando de reforma. Ela explicou que o ano de 2021 foi dedicado para planejamento e realização de licitações e que, agora, as obras podem ser realizadas.