A falta de médicos no Hospital Regional Antônio Dias e a dificuldade da Fhemig para contratar especialistas poderia ter causado o fechamento de serviços importantes para a população. Isso só não aconteceu nos últimos dias porque, segundo a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, a Prefeitura está cedendo médicos para a unidade hospitalar.

Nessa quinta-feira (12), o Patos Hoje mostrou que a Secretaria de Estado da Saúde teve providenciar a transferência de dois recém-nascidos para Belo Horizonte por falta de médicos pediatras. Eles foram transportados em uma aeronave do Corpo de Bombeiros. Outros recém-nascidos com necessidades de cuidados especiais podem ter o mesmo destino.

“A Prefeitura de Patos já está fornecendo alguns médicos especialistas para o Hospital Regional há algum tempo, para cobrir alguns déficits que já estavam existindo, inclusive pediatra. Houve novo déficit de profissionais (pediatras) e isso acarretaria diretamente no fechamento da UTI Neonatal e na interrupção das atividades da maternidade de alto risco”, explicou Ana Carolina.

A secretária disse que está contratando mais três médicos pediatras para ceder ao hospital. Ana Carolina explicou, no entanto, que não houve tempo hábil para a chegada desses profissionais e o hospital ficou sem pediatra nesse final de semana, o que acabou provocando a transferência dos recém-nascidos.

“Estamos trabalhando aqui todos os dias para que a gente consiga cobrir a escala totalmente e não haja interrupção de nenhum serviço”, concluiu.