A Prefeitura Municipal de Patos de Minas encaminhou nesta terça-feira (28) uma nota médica explicando o que teria ocorrido na UPA na madrugada de domingo (26). Uma paciente disse que teria sido humilhada no local. No entanto, de acordo com a nota, não foi encontrada nenhuma irregularidade no atendimento. Caso seja a intenção da paciente, ela pode formalizar a queixa na ouvidoria da Prefeitura. Veja a nota na íntegra:
Em relação à notícia do Patos Hoje postada no dia 26/6/2022, a direção da UPA esclarece:
- a paciente L. A. C. (46 anos) abriu ficha na recepção da unidade às 2h04 do dia 25/6/2022; foi triada às 2h09, com classificação verde pelo Protocolo de Manchester (dados vitais estáveis). Conforme informado por ela mesma, o motivo da consulta seria "mostrar resultados de exames", fato relatado em sua ficha;
- o atendimento médico ocorreu às 5h44. De acordo com o prontuário, os resultados de exames não demonstraram alterações significativas. A paciente estava com sintomas gripais, realizou teste de Covid-19 no dia anterior, além de raio-x de tórax e eletrocardiograma, ambos com resultados normais;
- a paciente solicitou à médica de plantão que renovasse sua receita de medicação contínua, pois não queria ir à sua unidade de saúde. A profissional explicou que essa renovação é realizada exclusivamente na USF, pois envolve acompanhamento médico, e a UPA é para situações de urgência e emergência;
- a médica prescreveu medicação para uso domiciliar e medicação endovenosa (para ser realizada na unidade de pronto atendimento). Contudo a paciente negou receber a medicação, alegando ter que ir à quadrilha (festa junina) de sua filha, fato esse também registrado em prontuário;
- em relação ao atendimento médico, ressalta-se que os plantonistas não atendem somente o público que aguarda consulta, mas sim todos os pacientes que se encontram dentro da UPA, sendo eles: internados, em observação, à espera de exames ou reavaliações e até mesmo intercorrências resultando em quadros de urgência e emergência;
- a médica citada pela paciente não estava de roupa preta, e sim azul marinho, e nem de salto alto, como foi mencionado. E, ainda que estivesse, não haveria erro ou crime algum, pois a roupa e o calçado usados não influenciam na conduta e competência profissional;
- as câmeras de segurança foram consultadas pela direção da unidade, não sendo verificada nenhuma conduta inadequada por parte de servidores da UPA. De toda forma, caso seja a vontade da paciente, a orientação é formalizar a queixa na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 3822-9101.
Comentário mais curtido:
Essa não
Aos quê estão insatisfeitos com o atendimento da UPA eu tenho quê lhes informar que o atendimento nós hospitais particulares não está muito diferente não! Todos os hospitais estão sempre cheios! Tanto no pronto socorro quanto consultório e para realizar exames ! Então independente se é particular, Unimed ou outros convênios sempre tem que esperar! Acho que esse povo que reclama são uns chatos! Vão pagar consultas e vê se não terão que esperar do mesmo jeito!
por tras
29/06/2022 09:37por trás dessas reclamações, sabemos quem fica por trás , fazendo algumas pessoas reclamarem, querem difamar essa gestão de todo jeito, mas não conseguem, sempre é pegos pela mentira. esta ai tudo registrado no prontuário e câmeras. se danou em PDSF, aceitam vão ter que engolir.
Zé Ruela
28/06/2022 23:30TÁ DE SACANAGEM ESTÁ AFIRMAÇÃO DA PREFEITURA. DE QUE UPA VCS ESTÃO FALANDO, ESTÁ AI DE VCS ONDE ESTÁ TUDO CERTINHO NÃO EXISTE. CAIAM NA REAL E ASSUMAM OS ERROS DE VCS.
Ante covardes
28/06/2022 22:24Dr: Alex pediatra é um sem educação, não demora um tratar ele do jeito que ele trata a gente.
Verdade
28/06/2022 22:23Sou usuário da UPA, é um descaso muito grande mesmo que alguns profissionais fazem conosco, um dia eu e minha mulher estava passando um sufoco com a minha filha, a enfermeira pediu minha mulher levar para a médica um prontuário para nós sermos liberados, a minha esposa errou o caminho, um segurança dava gritos com ela e a mesma tentando explicar-lhe e o covarde não deixava ela falar, foi preciso de eu largar a minha filha na maca e chamar a atenção dele, me deu vontade de brigar. Os médicos também deveriam receber nós iguais eles nos recebem em suas clínicas ou hospitais particulares.
Vieira
28/06/2022 19:05Que bavão , até rm hospitais particulares tem que esperar , ganha de graça e quer ser atendida de imediato kkk
Vieira
28/06/2022 19:26*BAFÃO*
Ludifa
28/06/2022 18:34Paciente tem razão.. essa upa está um caos.. nada justifica prestar serviços ruins.. Recebe impostos é pra ter serviço de qualidade. Prefeitura é fraca mesmo. Até assumiu em nota que o atendimento é ineficaz.. Três horas sobra mostrar um exame... credo!
Fabio
28/06/2022 18:38Fomos em um hospital particular , chegamos as 13 horas, saímos as 21 horas, então se não for caso de urgência, Tem que esperar,
PATOLINO 🦆
28/06/2022 18:27Sabia que era mentira da bafoneira Kkkkkk Nada como uma câmera pra desmentir esses mentirosos
LOIRINHA
28/06/2022 17:48A UPA É PARA ATWNDIMENTOS DE URGENCIA E EMERGENCIA. SE A POPULAÇÃO ENTENDESSE ISSO NÃO HAVERIA TANTA ESPERA NO ATENDIMENTO. MAS INFELIZMENTE A MAIORIA ACHA QUE LA É LUGAR DE FICAR FAZENDO CONSULTINHA. MOTIVO DE SEMPRE ESTAR LOTADO.E ESSES QUE VÃO A TOA SEM PRECISÃO SÃO OS QUE SEMPRE DÃO TRABALHO, POIS QUEM REALMENTE PRECISA ESPERA COM CALMA E PACIENCIA
O bao
28/06/2022 17:44Só quem trabalha com gente, sabe como é problemático os clientes
Fazendeiro
28/06/2022 17:30Sôôô do céu! Nn tem jeito memo é uma mafia memo!Passar a gravar uma situaçao dessa aí eu quero ver eles escapulir
Falcon
28/06/2022 17:02A saúde é direito de todos e Dever do Estado (prefeitura, estado e União) Paciente sempre tem razão!
Leandro
28/06/2022 16:52Pelo relato da madame dava pra saber q é daquelas bafoneiras. Q acha q estao todos a disposição dela. Tem q saber esperar, e se quiser.
Essa não
28/06/2022 15:13Aos quê estão insatisfeitos com o atendimento da UPA eu tenho quê lhes informar que o atendimento nós hospitais particulares não está muito diferente não! Todos os hospitais estão sempre cheios! Tanto no pronto socorro quanto consultório e para realizar exames ! Então independente se é particular, Unimed ou outros convênios sempre tem que esperar! Acho que esse povo que reclama são uns chatos! Vão pagar consultas e vê se não terão que esperar do mesmo jeito!
Patense
28/06/2022 15:05Cada Estória tem seu lado né... Pelo que esta no prontuário, não aconteceu conforme e mulher disse na reportagem não. Mas ela demorar 4h pra ser atendida, é brincadeira hein
MAMA MIA
28/06/2022 14:49FUI NA UPA 23/06/2022 E QUE ABSURDO, CHEGUEI AS 11:02 E SÓ FUI ATENDIDO E MEDICADO AS 14:29 HORAS. ABSURDO. FALTA MÉDICOS PARA QUE O ATENDIMENTO SEJA AINDA MAIS SATISFATÓRIO
Sousa
28/06/2022 18:11tá de zueira, né?
FLOR DE LIZ
28/06/2022 16:11Minha querida, vai para um hospital particular pra voce ver o que é ficar 3 horas esperando atendimento..... um pouco pior.
mama
28/06/2022 15:11vai no hospital particular então, o tempo de espera é o mesmo