Primeiro Lugar em Fotografia - Joaquim Amaral.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em conjunto com os conselhos municipais de Política Cultural e de Patrimônio Histórico e Cultural. Para avaliar os trabalhos artísticos, foi nomeada uma comissão de seleção formada por seis membros pertencentes a esses dois conselhos. E para todos os jurados do concurso, as tarefas de avaliar e selecionar foram de extrema dificuldade, diante de tantas produções talentosas e criativas.

O primeiro Concurso Cultural Virtual de Patos de Minas chega ao fim, após mais de um mês de entusiasmo, movimentação e participação de artistas profissionais e amadores que se dedicaram a construir e apresentar belíssimos trabalhos artísticos aos olhos de todos. Afinal o mundo on-line permite que pessoas de todos os cantos tenham acesso. As 172 produções artísticas inscritas no Concurso “Patos Coração e Chão” foram e permanecem inseridas no portal da prefeitura, no menu Cultura, para apreciação da população.

A comissão julgadora foi composta por Stênio de Sousa Caixeta, diretor do Conservatório Municipal; Consuelo Nepomuceno, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unipam e diretora do Grupo Tupam; Vivaldo Machado Maia Cardoso, presidente da Associação de Fiandeiras e Artesãos de Patos de Minas; Tertuliano Albuquerque, presidente da União dos Artistas Plásticos de Patos de Minas; e os arquitetos e urbanistas Danilo Andrade Guerra e Eduardo Cardoso de Araújo.

Durante o processo de avaliação, os jurados Tertuliano Albuquerque e Consuelo Nepomuceno optaram por se abster de votar nas categorias Artesanato e Artes Plásticas, em razão de familiares de ambos estarem inscritos nelas. Dessa forma, os trabalhos artísticos dessas duas categorias foram apreciados por quatro jurados, enquanto as outras dez foram avaliadas pelos seis membros da comissão.

“Tanto a comissão organizadora quanto a julgadora enaltecem a qualidade dos trabalhos apresentados, registram agradecimentos pelo interesse e disposição dos candidatos em participar e pontuam que o concurso apresentou uma cena cultural que oportunizou mesclar artistas locais já renomados com aqueles desconhecidos da população, fazendo do projeto um acontecimento marcante e de novas descobertas”, ressaltou o secretário de Cultura, Fábio Amaro.

Recurso – Segundo o edital do concurso, em seu artigo 5, inciso 5.8, “do resultado da seleção das candidaturas premiadas, a ser realizada pela Comissão de Seleção, caberá recurso fundamentado e específico que deverá ser direcionado à mesma comissão, a ser apresentado em até 48 horas a contar da publicação do resultado no Diário Oficial do Município, considerando-se para início da contagem o primeiro dia útil à publicação, não cabendo recurso administrativo da decisão após esta fase”. Nesse caso, os recursos devem ser encaminhados para o email [email protected], para, em seguida, serem repassados à comissão.

Aqueles interessados em obter detalhamento sobre determinada pontuação e classificação final de candidatos, bem como outro tipo de informação relacionada ao concurso, poderão agendar diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura, por meio dos telefones (34) 99197-7900/3822-9892. O resultado final também será divulgado no Diário Oficial do Município (edição 175, de 3 de julho de 2020).

Resultado dos Ganhadores em cada modalidade.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas