A Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou nesta quarta-feira (23) que, na próxima semana, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades começam a receber vacinas contra a Covid-19 em Patos de Minas. A Secretaria de Saúde divulgou a escala para atender esse público e também a faixa etária de 3 e 4 anos, sendo necessário em ambos os casos a presença dos pais ou responsáveis legais no momento da aplicação da dose. Caso contrário, deve-se apresentar o termo de autorização assinado por eles (acesse aqui).

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a vacinação acontecerá nas USFs abaixo das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

29/11 (terça-feira): USF Nova Floresta (Praça Leão Tolentino de Castro)

30/11 (quarta-feira): USF Padre Eustáquio (Rua Bariris, 338)

1º/12 (quinta-feira): Itamarati (Av. Tomaz de Aquino, 2.310)

5/12 (segunda-feira): Sebastião Amorim (Rua Deusdete Amaro Teixeira, 38)

Por recomendação do Ministério da Saúde, as crianças menores de 3 anos somente podem ser vacinadas com a marca Pfizer-BioNTech. O esquema vacinal desse grupo é composto por três doses, com intervalo de quatro semanas entre D1 e D2 e de oito semanas entre D2 e D3. No caso de meninos e meninas de 3 anos completos a menores de 5 anos, a vacinação será com CoronaVac, cujo intervalo entre as duas doses previstas é de 28 dias.

As comorbidades que dão direito à vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde, dentre elas: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágio 3 ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; imunocomprometidos; doença renal crônica; doenças neurológicas crônicas; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down; cirrose hepática; doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatias congênitas.