A Prefeitura Municipal de Patos de Minas destacou nesta quarta-feira (05) que todos devem seguir o PROTOCOLO ÚNICO elaborado pela Prefeitura de Patos e o protocolo do Programa Minas Consciente. A cidade está inserida na Onda Amarela atualmente com um cenário epidemiológico menos crítico, mas as medidas continuam tendo que ser respeitadas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, é essencial que as medidas sejam respeitadas, pois, embora o cenário seja menos crítico atualmente, a pandemia de Covid-19 não acabou. A Assessoria destacou principalmente as medidas que devem ser adotadas por bares e restaurantes.

O limite de ocupação e distanciamento em bares e restaurantes deve ser seguido, por isso os estabelecimentos devem ser divididos em atenção ao espaçamento de 4m² por pessoa para calcular a ocupação máxima (clientes + funcionários que transitam pelo ambiente) permitido no local.

Eles também devem organizar as cadeiras e mesas de forma que elas fiquem com distância mínima de 1,5m umas das outras, levando em consideração a distância da cadeira de uma mesa para a cadeira da mesa ao lado, com limitação de seis pessoas. No caso do serviço de bufê, o cliente poderá servir-se somente utilizando luvas descartáveis. A máscara é indispensável, devendo ser retirada apenas durante a alimentação;

São permitidos som ambiente, música ao vivo e transmissão de jogos esportivos, desde que não causem aglomeração. Toda atividade/evento que facilite aglomeração deve ser evitada. Os estabelecimentos que possuem “espaço kids” e brinquedos podem abri-los para funcionamento, desde que higienizem a área e os materiais a cada duas horas, observando também as demais regras sanitárias;

Por fim, os clientes, após acomodação, devem permanecer sentados, e fica proibida a circulação dentro do estabelecimento. Caso necessitem circular, devem obrigatoriamente fazer uso de máscara. VEJA O PROTOCOLO DO MINAS CONSCIENTE!