Patos de Minas tem quase 500 pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo na área urbana, mas apenas uma pequena parte possui abrigos. Na grande maioria deles, os passageiros são abrigados a permanecerem debaixo de sol ou chuva enquanto aguardam o ônibus para embarcar.

Para aumentar o número de abrigos e dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, a Prefeitura está propondo o Programa Adote um Abrigo Guarita de Parada de Ônibus. A inciativa permite que pessoas ou empresas invistam na construção de abrigos e utilizem o espaço para fazer a propaganda do seu negócio.

Os interessados em participar do programa deverão bancar os custos com a construção e instalação do abrigo no ponto de ônibus e também fazer a manutenção da estrutura. Os investidores poderão utilizar até 25% da estrutura para fazer a sua propaganda. O prazo da parceria é de 36 meses, podendo ser renovado se for do interesse do doador

A Prefeitura vai definir os pontos de ônibus disponíveis para a instalação dos abrigos. Em caso de mais de um interessado haverá sorteio. A Administração Municipal deverá abrir um período de inscrição para os interessados assim que o programa for lançado oficialmente.

O Programa de Adoção de Abrigos de passageiros no Transporte Coletivo Urbano foi criado a partir de um Projeto de Lei de autoria do vereador João Marra que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Luís Eduardo Falcão.