A Covid-19 continua fazendo vítimas em Patos de Minas. A Prefeitura Municipal confirmou nesta sexta-feira (06) a morte de um senhor de 96 anos por causa da doença. Ele não estava com o esquema vacinal completo. O número de pessoas se recuperando em casa diminuiu.

De acordo com a Assessoria de Comunicação, a morte do senhor de 96 anos aconteceu no dia 30 de dezembro. Ele estava com apenas 3 doses da vacina e apresentava comorbidades. Com mais essa morte, Patos de Minas chegou a 621 vítimas da Covid-19.

Apesar da morte, o cenário da Covid-19 vem ficando mais tranquilo. Na quarta-feira (04), eram 248 pessoas se recuperando em casa, agora são 101. Antes, havia 3 pacientes em leitos clínicos e 1 em UTI e nesta são apenas 3 pacientes em leitos clínicos.

A Prefeitura pede que as pessoas retomem a higienização das mãos e as demais medidas de higiene. O uso da máscara é recomendado, especialmente em ambientes fechados e para grupos de risco (idosos e imunocomprometidos, por exemplo).

Se a pessoa estiver com sintomas gripais leves ou moderados, deve procurar a sua USF de referência para fazer o teste rápido. Em caso de resultado positivo, isole-se por pelo menos sete dias completos após o início dos sintomas (tempo para paciente sem febre e sem o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas e ausência dos sintomas). A UPA é preferencialmente para atendimento a casos graves.

Com relação às vacinas, a quarta dose está disponível para a faixa etária de 30 anos ou mais, com intervalo mínimo de 4 meses da dose anterior. As vacinas são ofertadas conforme o estoque é abastecido pelo Ministério da Saúde/Governo de Minas Gerais.