A Prefeitura Municipal de Patos de Minas confirmou nesta quinta-feira (13) mais 208 csos de coronavírus. O número de pacientes internados também subiu, mas não houve novos óbitos. A Prefeitura Municipal decidiu alterar a forma de realização de testes para Covid-19 e pacientes em situações mais graves terão prioridade.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, os novos 208 casos de coronavírus foram distribuídos da seguinte forma: 29 positivos em 13/1; 92 positivos em 12/1; 29 positivos em 11/1 e 58 positivos em datas anteriores. Não houve confirmação de óbitos, mas o número de internados subiu de 9 para 13, sendo 3 em UTIs e 10 em leitos clínicos.

Há 1501 pessoas se recuperando em casa e a média de casos diários subiu para 130. A ocupação dos leitos públicos e privados está em 25,71% dos clínicos e 6,67% das UTIs. No setor público, a porcentagem foi para 36,84% dos clínicos e 5,56% das UTIs. A procura por atendimento tem sido muito grande, mas as internações continuam em baixa, apesar do aumento desta quinta.

E a Prefeitura vai mudar a foram de testagem. Em razão do risco de desabastecimento de testes rápidos para detecção de Covid-19 em todo o país, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais orientou os municípios a realizarem o exame seguindo a escala de gravidade a seguir, sempre a partir do terceiro dia de sintomas: -pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; -pacientes hospitalizados e cirúrgicos; -pessoas no grupo de risco; -gestantes; -trabalhadores assistenciais da área da saúde; e-colaboradores de serviços essenciais.

Sobre as novas orientações para testes rápidos, foram repassadas pelos gestores estaduais hoje, portanto a Prefeitura Municipal preparou para esta sexta-feira (14) o pronunciamento oficial da secretária de saúde.