Um morador da comunidade de Boassara procurou a reportagem do Patos Hoje na manhã desta quinta-feira (28) para relatar uma situação que está deixando os moradores bastante preocupados. Segundo ele, a Prefeitura Municipal comunicou o encerramento das atividades do posto de saúde da localidade. Ele pede que a decisão seja revista.

De acordo com o morador Sherlan Pereira, na data de ontem o poder público emitiu um comunicado para os responsáveis da unidade de saúde dizendo que as atividades seriam encerradas na próxima segunda-feira (02). Sherlan disse que todos foram pegos de surpresa uma vez que havia uma promessa de que o local seria reformado para melhor atender as cercas de 100 pessoas que moram na comunidade.


O morador disse ainda que, se o postinho for fechado, os moradores teriam que viajar mais de uma hora até Patos de Minas ou até o distrito de Alagoas se precisarem de algum atendimento médico. “ O que a gente quer é que as autoridades repensem sobre essa questão. Nós precisamos do posto de saúde e dos atendimentos. A maioria dos moradores lá são idosos que precisam dos serviços do posto” disse Sherlan.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que é falsa a informação do fechamento do postinho na comunidade de Boassara. O que mudará, segundo a secretária municipal de saúde, é o odontomóvel, uma vez que, como o próprio nome indica, é para transitar entre todas as localidades, de modo a permitir o tratamento ao maior número de pessoas. Desta forma, foi montada uma escala de revezamento para o atendimento odontológico móvel.

No entanto, a moradora Cristiane Aparecida Abreu Andrade ressaltou que o posto passará a atender apenas mensalmente, o que vai trazer muitos prejuízos para a comunidade. Ela afirmou que a auxiliar de enfermagem que atualmente trabalha no posto atende as comunidades da região e, se ela for remanejada, pacientes que precisam do atendimento ficarão sem os cuidados.  Ela encaminhou o documento para o Patos Hoje, o qual relata o remanejamento da servidora, a baixa demanda por serviço de enfermagem e a verificação de inúmeras irregularidades.

Matéria atualizada às 13h13