Pacientes de todas as idades e das mais diversas regiões da cidade estão lotando a Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas. A grande procura faz aumentar o tempo de espera e as reclamações. Preocupada com a alta demanda, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu buscar alternativas para melhorar o atendimento da população.

A primeira medida é a ampliação no horário de atendimento de quatro Unidades de Saúde da Família. As USFs dos bairros Itamarati, Nova Floresta, Padre Eustáquio e Sebastião Amorim funcionarão durante o dia e também das 17h às 22h.

“Isso quer dizer que, durante o dia, cada paciente deve procurar a sua USF de referência, mas, das 17h às 22h, pessoas com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19 e dengue que apresentem sinais/sintomas leves têm a opção de procurar qualquer um dos postos de saúde citados”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o órgão, pacientes com sintomas respiratórios representam atualmente 80% dos atendimentos na UPA de Patos de Minas, o que, somado à epidemia de dengue, tem causado a sobrecarga na instituição. A Prefeitura ressaltou que o atendimento com o médico clínico nas USFs é disponibilizado tanto para adultos quanto para crianças, ocorrendo toda a assistência necessária a todos os grupos.

As mudanças começam a valer na próxima segunda-feira (06) e vão até o dia 30 de junho. A orientação é para que as pessoas procurem a UPA ou as USFs nos seguintes casos:

USFs SINAIS E SINTOMAS GRIPAIS

USF

- nariz escorrendo

- rouquidão

- tosse

- dor de cabeça

- febre abaixo de 39°C

- mal-estar

- dor no corpo

- dor de garganta

Dois ou mais sinais/sintomas associados

UPA

- falta de ar intensa

- febre acima de 39°C persistente, que não cessa com antitérmico

- pressão persistente no tórax

- saturação menor que 95% em ar ambiente

- coloração azulada de lábios ou rosto

SINAIS E SINTOMAS DE DENGUE

USF

- febre acima de 39°

- dor de cabeça

- dor atrás dos olhos

- dor nos músculos, nas articulações e nos ossos

- perda de apetite

- fraqueza e cansaço

- manchas vermelhas na pele

- coceira

- diarreia (especialmente nas crianças)

- náuseas e vômitos

UPA

- sintomas clássicos associados a: sinais de hemorragia (sangramento no nariz, na

gengiva ou na vagina); delírio, sonolência ou coma; sintomas cardiorrespiratórios