Foi realizado na tarde desta segunda-feira (25), no auditório da Câmara Municipal de Patos de Minas, a Audiência Pública referente a Apresentação da Proposta de Licitação para os Serviços de Limpeza Pública. Administração Municipal tem cinco dias para analisar sugestões e disponibilizar o contrato definitivo de licitação.

A proposta da Administração Municipal é dividir o contrato em três lotes. Sendo o primeiro lote destinado para “Coleta e manejo de resíduos sólidos urbanos; fornecimento, manutenção e higienização de contêineres de lixo, coleta e transporte de animais mortos de pequeno porte. ” Algumas mudanças que tiveram em relação ao último contrato é de que nesse lote, aumentou um caminhão para manutenção, higienização e continuidade do serviço, passando de seis para sete veículos. A empresa vencedora desse lote também ficará a cargo da coleta de animais mortos de pequenos portes. O valor do lote é de R$62.923.080,36, por cinco anos.

O lote dois, contempla a “Limpeza Urbana – varrição manual e mecanizada; roçada mecanizada; capina e raspagem de passeios, guias de meio fio, sarjetas na zona urbana e distritos do Município e equipe multiuso. ” Atualmente no município existem 70 varredores, nesse novo contrato prevê a contratação de 113 mais 11 de reserva técnica. A varrição mecânica irá dobrar a cobertura, atualmente é um caminhão para 1500Km por mês. O novo contrato prevê dois veículos com 3000km de cobertura por mês. Com o atendimento de segunda à sábado, das 21 às 5h. A equipe multidisciplinar irá ampliar os auxiliares de serviços gerais de 12 para 20. O lote tem o valor de R$146.025.995,19

O terceiro lote abrange a “Operação, manutenção e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos no Aterro Sanitário. ” Alguns representantes das empresas Conserbrás e Limperbrás, estiveram na Audiência e sugeriram que esse lote seja junto com o lote um. R$35.991.094,80

No contrato base não estão contemplados os serviços de Coleta seletiva e educação ambiental, por ser tratados a parte com o consórcio do CISPAR e Coleta de Resíduos Sólidos nos Distritos e Zona Rural, que atualmente é realizado pelos servidores da Secretaria de Obras.

O contrato tem vigência de cinco anos, com valor somado dos três lotes, em R$244.940.170,35. A Administração Municipal tem cinco dias úteis para analisar as sugestões e disponibilizar o contrato de licitação final.