A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou nesta quarta-feira (16) um novo cronograma incluindo patenses de 57 anos e trabalhadores do transporte coletivo de passageiros na vacinação contra a Covid-19. A aplicação será no sábado (19), das 8h00 às 13h00. A eficácia da vacina também foi destacada pela prefeitura.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, na vacinação por faixa etária, basta apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência em Patos de Minas. Quem possuir cartão de vacina também deve levá-lo.

Já os trabalhadores do transporte coletivo precisam apresentar, além de documento com foto e CPF, comprovante de exercício efetivo da função: carteira de trabalho; contracheque/holerite; contrato de trabalho; carteira de sócio dos sindicatos de transportes (categoria profissional) ou cooperativas de transporte. Ambos os públicos devem cadastrar-se. Clique aqui

Estão contemplados no grupo do transporte (maiores de 18 anos):

• trabalhadores de empresas do transporte coletivo que atuam nas seguintes áreas: manutenção de veículos e maquinários; operações (motoristas, cobradores, fiscais etc.); serviços administrativos; serviços gerais (limpeza, conservação, vigilância, inspeção de segurança etc);

• motoristas associados e/ou empregados de cooperativas e de empresas do transporte escolar;

• motoristas do transporte escolar vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Semed).

Essa categoria não abarca motoristas de táxi e aplicativos de transporte, uma vez que são classificados como transporte individual de passageiros. Já os caminhoneiros são grupo prioritário, mas vêm na sequência do Plano Nacional de Imunização.

A Assessoria também destacou que a vacinação em Patos de Minas avança, e isso é muito bom. Mas preciso manter os cuidados básicos de proteção contra a Covid-19, pois o resultado efetivo será visto quando 85% ou mais da população local estiver com o esquema vacinal completo. Não se descuide! Essa é uma luta de todos!

Com relação aos efeitos colaterais da vacina Astrazeneza, a Assessoria ressaltou que o imunizante é totalmente eficaz e seguro. Os efeitos colaterais são passageiros e as pessoas devem se vacinar para ajudar a salvar vidas. Na primeira dose da Astrazeneca, a eficácia é de 76% e, na segunda dose, 82%, sendo que ela oferece 100% de proteção para casos graves e hospitalizações. O intervalo de uma dose para a outra é de 12 semanas.