A Prefeitura de Patos de Minas publicou um novo calendário de vacinação de 3ª dose contra a Covid-19. O novo calendário inclui idosos de 75 a 78 anos, estão convocados imunossuprimidos de alto grau com 30 anos ou mais. Esta nova etapa de vacinação terá início nessa terça-feira (05) e as pessoas devem respeitar a data específica para cada faixa etária.

A Prefeitura também abriu um novo local de vacinação. Os grupos de terceira dose chamados nesta etapa serão vacinados no estacionamento da Pátio Central Shopping, onde continua a oferta do drive-thru.

Os idosos chamados para a terceira dose neste momento são os vacinados com CoronaVac há pelo menos seis meses. No caso dos imunossuprimidos, vacinados com qualquer marca estão convocados para o reforço, desde que a segunda dose tenha sido aplicada há pelo menos 28 dias.

Quem são os pacientes com alto grau de imunossupressão que terão terceira dose:

– Com imunodeficiência primária grave

– Em quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

– Vivendo com HIV/Aids com CD4

– Em uso de corticoides em doses de até 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;

– Em uso de drogas modificadoras da resposta imune (veja tabela abaixo)

– Pacientes em hemodiálise

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Quais documentos apresentar:

A imunossupressão com alto grau deve ser comprovada por receita médica ou laudo médico (podendo ser o xerox do documento apresentado na etapa de vacinação das pessoas com comorbidades), ambos datados de até seis meses do dia da convocação.