A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) abriu valetas em pontos mais críticos da estrada vicinal que liga Santana de Patos a Lagoa Formosa, via Campo Alegre. A medida melhora o escoamento da água da chuva e, assim, reduz a formação de atoleiros. O local permite trânsito nesta quinta-feira (24), mas segue valendo a orientação para se evitar o tráfego de veículos pesados.

Esse trajeto, que tem sido utilizado como desvio diante do bloqueio da Ponte dos Vieiras, na BR-365, recebe atenção especial, mas as equipes também atuam em outras regiões cuja formação de atoleiros está mais frequente. Ontem, por exemplo, houve patrolamento no acesso a Alagoas, enquanto a estrada de Campo Alegre (conhecida como Estrada do Zé Leal) foi patrolada e encascalhada. Esta semana a região de Ribeirão da Cota recebeu importantes reparos.

A força-tarefa na área rural é contínua para minimizar os transtornos causados pelo grande volume de chuva contabilizado em Patos de Minas desde o início do ano. Somente de 31 de janeiro a 22 de fevereiro, a estação meteorológica instalada pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar/Defesa Civil registrou precipitação acumulada de 422,66mm. O nível do Rio Paraíba ainda está alto, com cerca de 9m acima do normal.

Área urbana – O esforço para melhorar as vias no perímetro urbano não é diferente, com execução de tapa-buracos e recomposição asfáltica. Nas ruas Zeca Mota, Mata dos Fernandes, Fátima Porto, Tomaz de Aquino e Ana de Oliveira, por exemplo, os trechos mais afetados pela chuva já foram recuperados.

Ponte dos Vieiras – A obra de recuperação da Ponte dos Vieiras, entre Patos de Minas e Patrocínio, está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o órgão, a passagem serár liberada nessa sexta-feira (25), mas não há horário certo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertou para que usuários da via não se dirijam até o local da obra antes do fim do trabalho, pois essa movimentação está prejudicando o trânsito e as equipes da empreiteira.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas