A Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou nesta quarta-feira (19) a abertura do cadastro de vacinação para patenses de 18 anos completos a 44 anos que tenham comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra Covid-19. A convocação desse público terá início conforme a disponibilização de vacinas pelos governos federal e estadual. Assim como já vem acontecendo com a faixa etária de 45 a 54 anos, os chamamentos serão por ordem decrescente de idade, ou seja, dos mais velhos para os mais novos.

O cadastro é realizado no Aprova Digital . Vale lembrar que as inscrições para as pessoas com comorbidades de 45 a 59 anos continuam abertas. Ainda é importante lembrar que o cadastramento coloca o paciente na fila da vacinação, mas ele somente recebe a dose se, quando comparecer à convocação, estiver com a documentação correta.

Não é necessário anexar o laudo médico atestando a doença, pois todos os documentos são conferidos no momento da aplicação da dose. São eles: documento oficial com foto; CPF; comprovante de residência em Patos de Minas e relatório médico. Esse laudo deve ser original, emitido há no máximo seis meses, e preenchido com a comorbidade conforme descrita na planilha do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Vale lembrar que as inscrições para as pessoas com comorbidades de 45 a 59 anos continuam abertas. Ainda é importante lembrar que o cadastramento coloca o paciente na fila da vacinação, mas ele somente recebe a dose se, quando comparecer à convocação, estiver com a documentação correta.

USFs – As unidades de saúde da família auxiliam a comunidade na realização do cadastro caso haja dificuldade no procedimento on-line. O horário de atendimento, nesse caso, é das 13h30 às 16h30.
Outra pessoa da família também pode efetuar o cadastramento para quem tiver dificuldade. Por exemplo, o filho pode inscrever os pais ou vice-versa, desde que os dados pessoais informados sejam daquele que será vacinado.

Vacinação – Assim como já vem ocorrendo, a convocação dos inscritos ocorrerá mediante a disponibilização de vacinas pelo Governo federal e estadual. Os locais e horários de vacinação serão comunicados nos canais oficiais da prefeitura, assim como no e-mail informado no ato do cadastro.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas