Mediante o avanço na vacinação dos grupos prioritários, é possível que em breve municípios mineiros comecem o atendimento da população maior de 18 anos por ordem decrescente de idade. A Prefeitura de Patos de Minas está organizando-se para quando isso ocorrer, e uma das medidas é a abertura do cadastro para os cidadãos no geral com idade de 50 anos completos a 59 anos. Quem faz parte dessa faixa etária já pode entrar na fila on-line, mas vale lembrar que ainda não há data definida para o início das convocações.

O procedimento para efetivar a inscrição é o mesmo que já vem sendo adotado, ou seja, o usuário cadastra-se no Aprova Digital e depois no processo correspondente à sua faixa de idade. Não é necessário anexar documentos pessoais, os quais são verificados no momento em que a pessoa apresenta-se para receber a vacina. A convocação informando a data e o local do atendimento é enviada por e-mail, e por isso é importante preencher corretamente esse campo no momento de realizar o cadastro.

“Tem sido comum os e-mails voltarem porque o endereço informado está incorreto. Mas convém destacar que, mesmo não recebendo a mensagem em sua caixa eletrônica, a pessoa pode comparecer ao ponto de vacinação na data e no horário referentes à idade dela. Essas informações devem ser acompanhadas em nosso site oficial, o www.patosdeminas.mg.gov.br, e nas redes sociais”, explica a diretora de Comunicação da prefeitura, Ana Clara Rodrigues.

Educação – Ainda esta semana, será liberado também o cadastramento para trabalhadores da educação. Isso porque professores e demais funcionários da rede pública e particular de ensino são o próximo público prioritário a ser contemplado, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

O calendário da próxima semana deve começar com a convocação das pessoas com comorbidades que faltaram a chamadas anteriores, principalmente porque não tinham o laudo médico em mãos. Novas doses serão entregues na segunda-feira (7/6), mas a Secretaria de Saúde aguarda a informação do quantitativo para programar e publicar o novo cronograma.

Segunda dose – No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3/6), acontece a aplicação da segunda dose de AstraZeneca em trabalhadores da saúde vacinados de 4 a 6 de março ou em datas anteriores. Idosos que tenham recebido essa mesma vacina antes de 12 de março e ainda não completaram o esquema vacinal também devem comparecer hoje no antigo Projeto Saci, mesmo que a data da segunda dose marcada no cartão seja outra. O horário é das 8h às 12h.

OBS.: o cadastro para a população geral de 50 a 59 anos chegou a ser liberado por alguns minutos nessa quarta-feira, mas foi retirado do ar para ajustes no processo e correção de informações. Aqueles que efetivaram a inscrição com sucesso não precisam fazê-la novamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas