A Prefeitura de Patos de Minas suspendeu a imunização da população carcerária de Patos de Minas, que estava planejada para a próxima segunda-feira (05). Em contato com o Patos Hoje, o prefeito Luís Eduardo Falcão confirmou que a vacinação dos detentos estava, de fato, prevista no Plano Nacional de Imunização, mas a Prefeitura optou por suspender a aplicação das doses.

A decisão veio após uma reportagem publicada pelo Patos Hoje na manhã desta segunda-feira (02) relatando como se daria a vacinação desse grupo na cidade. Com a repercussão da notícia, o prefeito Luís Eduardo Falcão se posicionou e afirmou que a imunização dos detentos “não faz sentido”, uma vez que a população carcerária vive em isolamento, enquanto o restante dos cidadãos se expõe com mais intensidade ao vírus quando sai de casa para trabalhar. O Prefeito, então, decidiu suspender a imunização desse grupo. Essa ação será a primeira da cidade a diferir das determinações do Plano Nacional de Imunização.

Seguindo o PNI, os detentos recolhidos nos Presídios e Penitenciárias de todo o país estão incluídos entre os públicos prioritários para receber vacinas contra a Covid-19. Em Minas Gerais, a imunização desse público-alvo já começou e, segundo nota enviada ao Patos Hoje pela assessoria de comunicação do Governo Mineiro, mais de 6.800 detentos já foram vacinados.

A princípio, a vacinação de custodiados do Presídio de Patos de Minas havia sido marcada para a próxima segunda-feira (05). A unidade conta hoje com mais de 250 detentos, que receberiam a primeira dose. Os policiais penais que atuam no presídio já foram imunizados contra a Covid-19.