Uma reunião nesta terça-feira (17) na sede do Ministério Público em Belo Horizonte tratou da situação do Hospital Regional Antônio Dias. A unidade, que é referência para 33 municípios da região de Patos de Minas, está superlotada e na semana passada, a direção chegou a emitir um comunicado solicitando a transferência de pacientes.

Além de representantes do Ministério Público, a reunião teve a participação do prefeito, Luís Eduardo Falcão, do deputado estadual Hely Tarquínio e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Fhemig, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Belo Horizonte, do Conselho Municipal de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia. A ampliação do Hospital Regional é a alternativa para desafogar o Hospital Regional.

Durante o encontro, o prefeito Luís Eduardo Falcão apresentou um projeto de ampliação da unidade hospitalar, elaborado juntamente com a Superintendência Regional de Saúde, para que haja melhora na qualidade do atendimento e queda nos números de ocupação da instituição, que atualmente ultrapassam 100%. Com investimentos de todas as frentes, o Executivo local, liderado por Falcão, colocou-se à disposição para contribuir com o projeto, coordenando a execução e analisando as propostas para as obras.

“Com a instalação da Santa Casa no município e a proposta de ampliação do Hospital Regional, que é referência para a região, Patos de Minas dá os primeiros passos para curar de vez um sistema de saúde que já está saturado há anos”, disse o prefeito. Nova reunião ficou marcada para o início de setembro, quando as propostas já analisadas pelas entidades competentes, serão discutidas pelos membros.