O Prefeito Luís Eduardo Falcão anunciou nesta quarta-feira (17) a flexibilização do uso de máscara em ambientes abertos em Patos de Minas. Ele destacou os dados da pandemia na cidade e ressaltou que o uso de máscara em ambiente fechado continua obrigatório.

O prefeito admitiu que a medida é polêmica e que pode haver pessoas que não concordem. No entanto, o cenário epidemiológico no município continua favorável, mesmo após diversas flexibilizações. “Bares e restaurantes continuam lotados. Eventos continuam acontecendo”, disse.


Os dados no município estão muito favoráveis. Há apenas 2 pacientes de Patos de Minas internados e, mesmo assim, em leitos clínicos. A média diária de casos está muito baixa. E mais de 90% da população acima de 12 anos de idade já está com esquema vacinal completo.

Em ambientes fechados, o uso de máscara continua obrigatório. Segundo o prefeito, é uma medida de consciência de cada um. Ele frisou que, por um lado tem a proteção do cidadão, através das medidas do poder público, mas também tem a liberdade da população, sendo que nesse caso a situação permite esta flexibilização. O decreto foi assinado e vai começar a valer de imediato. Não é justo que uma família seja obrigada a usar máscara quando for fazer uma caminhada ao ar livre”, disse.