Os artistas de Patos de Minas que fizeram história nos seus mais diversos segmentos receberam o Troféu Quixote do Cerrado.
A primeira apresentação do Balaio de Arte e Cultura da Fenamilho 2014 impressionou os convidados. A maior exposição cultural de Minas Gerais mostrou diversos ambientes, cada uma para uma expressão de arte. A noite dessa quinta-feira (29) também foi marcada por homenagens. Os artistas de Patos de Minas que fizeram história nos seus mais diversos segmentos receberam o Troféu Quixote do Cerrado.

O Balaio apresentou em sua pré-estreia exposições de fotografias, esculturas, poesias, cinema, música e dança. A cultura patense em um único lugar. Na chegada, os convidados puderam ver uma exposição de fotografias. Andando mais um pouco, os visitantes puderam curtir o pianista Vagner Mesquita e a pianista Mariya Serebryakova na multi galeria de arte. Enquanto as pessoas apreciavam uma obra, curtiam o som ambiente.

Antes, das homenagens, no auditório “Antenor Pereira Caixeta”, os visitantes assistiram à apresentação do Coral Renascer, um projeto social da Terrena. Em seguida, um documentário foi apresentado para que os convidados pudessem conhecer um pouco mais sobre os homenageados da noite. No vídeo, os 11 agraciados com o Troféu Quixote do Cerrado apresentaram suas experiências de vida.

Receberam os troféus que são entregues todos os anos aos artistas que se destacaram em Patos de Minas: Vicente Nepomuceno, como personalidade cultural; Oliveira Melo pelas histórias e tradições; Marisa Freitas pela gastronomia; Maria Moreira de Lacerda (Dona Fiinha) pelo artesanato; Maria Célia Santos pelas artes cênicas; José Wilmar da Silva pelas artes plásticas; José Marcos Gonçalves pela fotografia; Juca D’Angélica pela Literatura, Família Dias pela música, Adirley Queirós pelo cinema e Guiomar Boaventura pela dança.

O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, cumprimentou os artistas homenageados e ressaltou a contribuição que eles oferecem para cidade. Ele também falou sobre a magnitude da Fenamilho e agradeceu o apoio de todos que ajudam a construir essa grande festa. A presidente do Conselho Curador do Balaio de Arte e Cultura, a psicóloga e escritora, Regina de Carvalho, também fez questão de agradecer e ressaltar o apoio de todos.

Em nome dos homenageados, Maria Célia discursou agradecendo pelo reconhecimento do trabalho que realizou. Ela ressaltou a importância do legado imaterial que as pessoas deixam para a construção de uma sociedade melhor. Ela declamou um poema para fechar o discurso. E não parou por aí. A noite ainda teve apresentação de dança, homenagem aos patrocinadores, entrega de prêmios aos vencedores do Salão Estadual de Artes Visuais e música na Praça de Alimentação.

A partir desta sexta-feira (30), o Balaio de Arte e Cultura terá portões abertos a toda a população. O início da programação acontece às 18h00 e vai até as 22h00. Haverá desde apresentação musical até gastronomia e cinema.

Autor: Farley Rocha