Cerca de 50 policiais penais do Presídio de Patos de Minas estão recebendo treinamento do Corpo de Bombeiros para formarem uma Brigada de Incêndio na unidade prisional. A formação de brigadistas é uma exigência legal para determinadas empresas e órgãos públicos para garantir mais eficiência e rapidez em casos de incêndio e pânico.

Durante o curso, os policiais penais recebem treinamento de combate a incêndio e também de socorro às vítimas. Eles aprendem ainda sobre o que fazer em caso de pânico. A função do brigadista é a de atuar em caso de princípio de incêndio para evitar danos maiores ao patrimônio e, desta forma, também preservar vidas.

“O intuito de ter o pessoal treinado é uma ação rápida, no princípio do fato, de modo a evitar danos maiores, tanto a vida, em casos de primeiros socorros, quanto ao patrimônio com o combate aos incêndios ainda no princípio”, destaca a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.

O Presídio de Patos de Minas abriga cerca de 260 detentos atualmente e tem grande movimentação de pessoas, principalmente em dias de visita. Para esse tipo de instituição, a instalação de uma Brigada de Incêndio, além de maior segurança em casos de incêndio e pânico, é também uma exigência da lei que deve ser cumprida.

Normalmente, empresas e órgãos com mais de 20 funcionários estão obrigados a instalarem uma Brigada de Incêndio. Entretanto, essa regra varia de acordo com o ramo de atividade e o grau de risco para ocorrência de incêndios. No site do Corpo de Bombeiros, https://bombeiros.mg.gov.br/licencieempresa , é possível fazer uma simulação de classificação de risco da sua empresa.