A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (19), o segundo encontro das Patrulhas de prevenção à Violência Doméstica da 10ªRPM. O encontro contou com palestras e grupos de discussão sobre o trabalho desenvolvido pelos policiais militares que executam esse trabalho em seus batalhões. Nossa equipe esteve no local e conversou com o Tenente Gomes e também com a Tenente Natália. Eles ressaltaram o trabalho da PPVD e falaram também sobre a importância da denúncia.

De acordo com o Tenente Gomes, a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica é um trabalho extremamente delicado e que demanda muito preparo por parte dos policiais militares e por isso esses encontros são importantes para alinhar as formas de abordagem. Segundo ele, a Polícia Militar esbarra muito na falta da denúncia, uma vez que em alguns casos de violência não há sequer um registro de ocorrência. O tenente também explicou que a Polícia Militar vem fazendo um trabalho com bons resultados na região.


Em Patos de Minas nós tivemos dois casos de feminicídio que chocaram a população em 2022. Um dos casos foi da lojista Keila que foi morta a tiros pelo ex-marido no bairro Sebastião Amorim. Segundo o Tenente Gomes, nesse caso, não havia denúncias e nenhum acionamento do poder público para que medidas fossem tomadas. O segundo aconteceu recentemente no bairro Nossa Senhora de Fátima. Nesse caso, a vítima chegou a ter uma medida protetiva deferida pela justiça, mas decidiu romper o acompanhamento da PPVD.

Pegando esses dois casos de exemplo, o oficial ressaltou a importância da denúncia e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Segundo ele, o acompanhamento evita que as vítimas tenham suas vidas ceifadas na maioria dos casos. Para ter efetividade no trabalho com as vítimas, os policiais passam por treinamentos e também por atendimentos psicológicos dentro da corporação. A Tenente Psicóloga da polícia Militar, Natália Paiva, disse que o trabalho é continuo e fundamental para o sucesso nas operações.


Segundo ela, os militares precisam trabalhar bastante o emocional dentre outras questões psicológicas para conseguir dar a assistência necessária às vítimas de violência doméstica. Ela também ressaltou a importância da denúncia e disse que as mulheres precisam se encorajar e denunciar ao menor sinal de abuso seja ele físico, psicológico, moral, patrimonial, financeiro entre outros.