Após lançar a Operação Campo Seguro, que visa dar mais segurança às pessoas que moram e trabalham na zona rural, a Polícia Militar inicia uma ação de conscientização para reduzir os furtos e roubos na zona rural, principalmente de máquinas e implementos agrícolas. Uma série de vídeos está sendo produzida com orientações importantes para o homem do campo.

As regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas têm sua economia baseada no agronegócio. As riquezas do campo acabam atraindo também criminosos em busca de dinheiro fácil. Essas regiões têm sido alvo de ladrões de máquinas e implementos agrícolas, defensivos agrícolas e até mesmo de carga de produtos já colhidos, como o café.

Por isso, a Polícia Militar está fazendo também um trabalho de conscientização dos produtores rurais. Uma série de vídeos está sendo produzida com dicas importantes para o homem do campo. O primeiro trabalho visa prevenir o furto de máquinas e implementos agrícolas através de uma iniciativa que pode ser tomada pelos próprios produtores.

A Polícia Militar orienta os proprietários de tratores e colheitadeiras a instalarem chips de rastreamento. A instalação de rastreadores inibe a ação dos criminosos e, mesmo em caso de furtos, esta tecnologia vai levar os policiais até o local para onde o maquinário foi levado. O serviço não tem custo tão elevado.

A Polícia Militar também segue realizando a Operação Campo Seguro, com reforço do policiamento na zona rural. Todo o esforço é para combater a criminalidade e garantir a segurança do homem do campo.