A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou  operação nos bairros Santa Luzia e Cristo Redentor nessa segunda-feira (18) com foco no combate a atividade ilegal de manter em cativeiro pássaros da fauna silvestre. Essa atividade ainda é comum em toda a região e tem sido usada também para garantir lucros.

Neste segundo dia de operação foram lavradas três ocorrências policiais. Os policiais encontraram 29 pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro de forma irregular. Um criador foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da Polícia Civil.  Além disso, a Polícia Militar apreendeu 24 gaiolas e dois alçapões.

Os pássaros encontrados em cativeiro foram levados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Patos de Minas - CETRAS. Após passarem por avaliação do órgão, as aves que estiverem em condições serão soltas na natureza e aqueles que estiverem feridas receberão tratamento.

Esta é a quarta apreensão de pássaros da fauna silvestre que eram mentidos em cativeiro feita pela Polícia Militar de Meio Ambiente na região.  Além de responder por crime ambiental, as pessoas flagradas nesta prática são multadas administrativamente. Na operação dessa segunda-feira (18) o valor total dos autos de infração lavrados foi de R$ 63.541,78.