A Polícia Civil de Araxá desencadeou nesta quinta-feira (30), a 2ª fase da Operação “Fios de Cobre”, que têm por objetivo o desmantelamento de uma organização criminosa especializada na prática de roubos e receptação de fios de cobre na cidade. Mandados judiciais foram cumpridos e resultaram na prisão de mais 4 suspeitos de envolvimento, direta ou indiretamente, em dois assaltos a empresas situadas na zona rural da região.

Os crimes ocorreram nos dias 14 de fevereiro e 21 de março deste ano, sendo roubados fios de cobre, ferramentas, armas pertencentes aos vigilantes das empresas, coletes a prova de bala e veículos.

Nos dois assaltos, os autores compareceram até as referidas empresas no período noturno, armados e encapuzados, sendo que renderam os vigilantes e funcionários das empresas, mediante violência e constantes ameaças e os amarraram durante a ação delituosa. Posteriormente roubaram bobinas de cobre, ferramentas, as armas pertencentes aos vigilantes das empresas, coletes a prova de bala, dentre outros bens, fugindo do local em veículos da empresa vítima. Alguns Kms depois, os criminosos abandonaram os veículos roubados e fugiram, tomando rumo ignorado.


Nesta segunda fase foram presos indivíduos ligados ao grupo criminoso e também receptadores do material que era roubado. As investigações ainda prosseguem com possibilidade de novas prisões.

Prisões em flagrante

Na terça-feira (28), a Polícia Civil de Araxá já havia apreendido uma carga com cerca de 500 quilos de fios de cobre que estavam sendo furtados de uma empresa de telefonia. Além de recuperar o material, os policiais prenderam em flagrante sete pessoas que participavam do furto.

Furtos de fios de cobre

Os furtos de fios de cobre têm causado enormes prejuízos, não só em Araxá, como também em outras cidades da região. Em Patos de Minas, esse tipo de crime tem sido registrado em prédios públicos e também em imóveis particulares. Segundo funcionários da Prefeitura, nos últimos dias, pelo menos 10 espaços públicos tiveram sua fiação levada por ladrões, causando inúmeros transtornos.