A Polícia Militar, em sua missão constitucional de prevenção criminal, manuten­ção da ordem e preservação de florestas e mananciais, propicia o fortalecimento da segurança pública e consequente melhoria da qualidade de vida ao cidadão. A prevenção e preservação se consolida a partir de ações desenvolvidas em conjunto com outros órgãos e com a participação da sociedade, com intuito de inibir o potencial infrator, evitando assim a ocorrência do fenômeno criminal.

A Polícia Militar identificou como estratégia mais adequada na produção de melhores serviços de segurança preventiva, a subdivisão do espaço territo­rial, alocando recursos em seus respectivos espaços físicos, com a devida responsabilidade na gestão, bem como no monitoramento baseado na aná­lise criminal e na produção de conhecimento de inteligência, com ênfase na aproximação da Polícia Militar à comunidade, ao que se denomina setorização.

O modelo de gestão da rotina operacional da PMMG deve ser alicerçado na intervenção estratégica do policiamento comunitário, oferecendo ao policial um espaço territorial (Setor) em que possa identificar demandas, planejar ações adequadas ao tratamento do fenômeno criminal e contribuir para o fortalecimento da sensação de segurança, em harmonia com os anseios da comunidade.

Diante disso, o alcance dos objetivos da setorização perpassa pelo fortalecimento logístico com viaturas, armamento e equipamentos que garantam maior eficiência e efetividade nas ações e operações preventivas e repressivas; proteção individual do policial militar e melhor qualidade no atendimento ao cidadão.

Em relação às viaturas utilizadas no serviço operacional de Meio Ambiente, a Instituição busca potencializar o maior número possível de veículos em atividade, ou seja, em condições de uso por parte do policial militar no atendimento de ocorrências policiais, contatos comunitários, realização de operações e pontos-base em locais de visibilidade com vistas à redução da criminalidade e preservação do meio ambiente natural, para tanto, mostra-se fundamental a preocupação contínua de renovação da frota da Corporação, por meio da redução gradativa da idade média de seus veículos, a fim de reduzir os gastos com manutenção e a consequente indisponibilidade para o serviço operacional.

Alinhados a este pensamento, o Ministério Público da comarca de Três Marias,  representado pelo Exmo. Promotor de Justiça, Dr. José Antônio, através de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta, viabilizou e canalizou recursos ao Conselho de Segurança Pública de Beira Rio, tornando possível a aquisição de uma nova viatura a ser utilizada pela 10ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, com circunscrição de atuação na área de 23 municípios, destacando-se os municípios de São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas, locais onde o novo recurso será utilizado para levar segurança ao homem do campo e contribuir com a mobilidade da força policial em prol da preservação do meio ambiente.

2021, na área externa do Fórum Guimarães Rosa, na cidade de Três Marias, com participação do Dr. José Antônio - Promotor de Justiça em Três Marias, do Presidente do CONSEP-Beira Rio, Sr. Múcio Zucconi, do Comandante da 10ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, Ten Vinícius de Morais Sobrinho e do Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede em São Gonçalo do Abaeté, Sgt Idivone Sebastião de Oliveira. O ato ocorreu de forma célere, em ambiente aberto e com respeito as normas do Comitê Extraordinário - COVID 19.

Ao final, o Tenente Morais, Comandante da 10ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente agradeceu o apoio e destacou a importância dessa união de esforços entre Polícia Militar de Meio Ambiente, Ministério Público e Conselho de Segurança Pública.