Onze personalidades foram agraciadas com a comenda.

Pela primeira vez, a Comenda Antônio Secundino de São José e o Festival de Pratos Típicos com Milho foram realizados simultaneamente e em um mesmo lugar. O Paiolão do Parque de Exposições foi cuidadosamente preparado para receber as duas solenidades que têm papel importante na Festa Nacional do Milho.

Os mil convidados foram surpreendidos logo na entrada. Dezenas de pratos com as mais deliciosas receitas de milho mostravam toda a criatividade das donas de casa de Patos de Minas. Foi a 32ª edição do Festival de Pratos Típicos criada pela Emater e realizada em parceria com a Prefeitura e com o Sindicato Rural.

Este ano, o Festival prestou homenagens e premiou as receitas mais criativas e saborosas. Ilda de Fátima Pereira chamou a atenção com a receita “Segredinho de Milho”, Dagma Peres misturou limão com milho em um creme delicioso e também foi premiada e Dalva Alves inovou com a “Bala de Milho Caramelizada” e foi a última premiada.

No outro lado do Paiolão, um palco foi montado para a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. Onze personalidades foram agraciadas, entre elas o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Ele destacou a importância da medalha para preservar a memória de Antônio Secundino, o pesquisador patense que inventou o milho híbrido e criou a Agroceres e para  valorizar as pessoas que contribuíram e que ainda contribuem para o desenvolvimento do agronegócio.

Também foram agraciados com a comenda, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Faria Lobato; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gilberto Chonaku Sedyama; o professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luiz Roberto Guimarães Guilherme; o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

Após a entrega da Medalha, os convidados se deliciaram com as mais diversas receitas produzidas à base de milho e com um requintado coquetel.

Autor: Maurício Rocha