A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, nesta quinta-feira (19), Inquérito Policial instaurado para dar prosseguimento às investigações referentes a notável “Operação Sem Maldade – Fase III”, que apurou os crimes de tráfico e associação para tráfico ilícito de drogas, ocorridos na cidade de Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba.

A Operação visou desmantelar o comércio ilícito de drogas na cidade e também no interior do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo e região. Durante a investigação, que começou em 2016, várias pessoas foram presas e indiciadas por crimes apurados, em procedimento investigatório dividido em fases I, II e III. Além disso, vários alvos da investigação estão cumprindo pena, em virtude de condenação quanto aos crimes praticados.

Através de diligências investigativas de inteligência policial foram identificados diversos alvos, sendo que ao final da Fase III, através da coleta de elementos de autoria e materialidade, foi possível proceder ao indiciamento de 12 indivíduos por crimes de tráfico de drogas no interior de hospitais e penitenciárias, bem como o crime de associação para o tráfico de drogas.

Além disso, dois menores de idade envolvidos também foram identificados pela prática dos atos infracionais análogos de tráfico e associação para tráfico de drogas. Eles foram aliciados a cometer tais crimes pelos envolvidos. Se somadas as penas ultrapassam cerca de 25 anos para cada um dos envolvidos que foram indiciados.

O Inquérito Policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário neste mês de outubro do corrente ano de 2023. A Polícia Civil ressalta a importância da população no combate ao crime, e pede aos cidadãos que denunciem através dos telefones 181 ou (34) 3851-2070 e através do WhatsApp da Delegacia (34) 3851-2070, sendo que o sigilo é garantido.