Gabriel Gontijo

A data comemorativa do ‘Dia Internacional da Música’ é no mês de outubro, mas em Patos de Minas, terra de fina cultura e de músicos refinados, essa data tem o privilégio de ser estendida ou até mesmo alterada, sem qualquer dano a cantores e, claro, ao público interessado. Isso porque Patos respira música, curte o artista local, valoriza a canção autoral, e a prova de todos esses está nas diversas apresentações musicais que acontecem semanalmente, pelos quatro cantos do Município.

Repetindo o sucesso de 2013, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove a segunda edição do ‘Patos Musical’ no próximo dia 6 de novembro, quinta-feira, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Leão de Formosa. Na oportunidade, o artista patense Gabriel Gontijo comanda o evento, e convida vários outros músicos de nossa terra para subir ao palco e apresentar as suas canções.

A verdade é que, quando o assunto é música, Patos de Minas vive um momento único neste 2014. Foram vários os cantores de nossa terra que lançaram ou que ainda lançarão CDs, EPs e DVDs até o fim deste ano. Assim como Gabriel Gontijo, que lança o seu primeiro trabalho de músicas autorais, intitulado ‘Desconexo’, artistas como Raphael Pieit, Lizandra, Sérgio Cunha, Ivan Rosa, as bandas O Berço, Pawil e Pagô, também vêm deixando a sua marca anotada na história cultural desta cidade, com trabalhos brilhantemente apresentados este ano, com alguns deles inclusive sendo premiados em festivais realizados pelo Brasil.

E muitos desses músicos citados estarão presentes ao lado de Gabriel Gontijo, na próxima quinta-feira, celebrando a música e o seu dia internacional, neste evento que alcança a sua segunda edição em Patos de Minas. Participarão ainda do ‘Patos Musical’ o pai de Gabriel, o senhor Emídio Costa, e o quarteto Nos4Nós, formado por Sandra Carvalho, Gisele Magalhães, Naiara Pessoa e Luciana Oliveira.

SOBRE GABRIEL GONTIJO

A jovem estrela da música patense nasceu em 1990 e, desde menino foi acostumado a apreciar uma boa música. Incentivado pelo pai, fez das canções a sua paixão. Aos 11 anos de idade, ganhou o seu primeiro violão e, a partir daí, aperfeiçoou-se no instrumento e adotou também a guitarra. Gabriel viveu no exterior por um ano, e lá fora aprendeu a mixar os sons da sua infância, apurando seu gosto musical e inspirando-se em ícones como John Mayer, Jack Johnson, Matt Wertz, Corinne, Coldplay, The Strokes, Maria Gadú, Lulu Santos e Charlie Brown Jr.

O seu novo trabalho, “Desconexo”, que tem onze faixas, carrega a marca jovial daqueles que seguem seus sonhos e procuram criar uma visão de mundo própria. Em suas letras, Gabriel mantém o equilíbrio entre simplicidade e profundidade, relatando suas paixões, amizades, experiências e desilusões. De forma irreverente e desconexa, o músico encontrou a sua forma de cantar a vida.

Para o ‘Patos Musical’, Gabriel planeja surpreender a platéia, tanto com as músicas autorais que compõem o seu CD, como também com as atrações especiais que, vez outra, serão convidadas a subir ao palco para reverenciar esse momento e data internacional.

Curiosamente, a comemoração do ‘Dia da Música’ acontece mundialmente, sendo que cada país, estado ou cidade escolhe datas diferentes para a sua celebração, geralmente variando entre os meses de outubro e novembro.

Pelo mundo, essa data já completa quase quatro décadas. Foi proposta e celebrada, inicialmente, no ano de 1975, pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na época Presidente do Conselho Internacional da Música, uma organização não-governamental fundada em 1948, sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se, assim, promover os valores da paz e da amizade, por intermédio da música.

Em Patos de Minas o propósito do “Patos Musical” é o mesmo: a promoção da paz e da amizade, reunindo diferentes músicos da região, que entoarão estilos diversos, que vão do rock nacional ao internacional, passando pelo pop e alcançando, claro, a música popular brasileira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas