O som dos contrabaixos vai invadir o Teatro Municipal Leão de Formosa em Patos de Minas nos dias 18 e 19 de abril (sábado e domingo próximos) com a 1ª edição do Patos Bass Festival, braço do Pixinga Bass Festival, maior evento do gênero da América Latina. Outras 25 cidades brasileiras receberão este ano edições do festival que, em Patos é organizado pelo baixista e professor do Conservatório Municipal, Ivan Rosa.

De acordo com Ivan Rosa, o objetivo do evento é revelar novos talentos, reunir baixistas de renome nacional e promover intercâmbio musical entre os artistas brasileiros levando cultura, conhecimento, workshops, workshows, palestras, shows com banda e performances individuais. “É necessário que os músicos da região entendam a importância desse evento. A cidade não foi escolhida por acaso para sediar uma das edições. Isso aconteceu devido ao reconhecimento de outras praças da qualidade dos músicos formados aqui e que exportamos para todo Brasil”, ressaltou Ivan Rosa.

Nesta 1ª edição do Patos Bass foram convidados sete baixistas. De Patos de Minas, além de Ivan Rosa o músico Dell Luiz estará se apresentando como convidado. Diego Randi, Ismael Derruce, Daniel Souza e Eduardo Machado são outras atrações confirmadas. Para quem gosta ou pretende fabricar o próprio instrumento, o Luthier Embrom estará dando dicas de como fazer.

No entanto, a grande estrela do festival é justamente o criador do evento. Celso Pixinga, um dos baixistas mais consagrados no mundo da música tem presença confirmada. Em 25 anos de carreira, o contrabaixista conta com sete vídeo-aulas, 1 contrabaixo e 1 amplificador com seu nome, 2 DVDs e a coordenação do Instituto de Baixo e Tecnologia da EM&T (Escola de Música & Tecnologia). Entre os artistas que já acompanhou estão Evandro Mesquita, Ângela Rô Rô, Gal Costa, Mozart Mello, Fat Family, Gonzalo Rubalcaba, o baterista Dave Weckl, Taj Mahal, o guitarrista Kiko Loureiro e outros. Além disso, Pixinga já se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.

No Patos Bass festival, Celso Pixinga, ao lado do baixista Eduardo Machado, realizará um workshow, quando os participantes poderão conferir de perto do expertise deste músico reconhecido como um dos mais rápidos contrabaixistas nos baixos de 4 cordas com a utilização da técnica do SLAP.

O Passaporte para participar de todo evento (inclusive o workshows) custa R$ 50,00 e restam poucas unidades disponíveis. O convite individual para cada dia de apresentação esta sendo vendido á R$ 20,00 com direito a assistir 4 atrações por noite. A expectativa da organização do Patos Bass é receber mais de 300 músicos de toda região.

Autor: Bonna Morais