Patos de Minas inicia no próximo sábado (23/7) a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Cpvid-19. O calendário foi divulgado na tarde desta quinta-feira (21) pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada a ampliação da vacinação contra Covid-19 para o público infantil. De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, está autorizada a aplicação da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças de 3 a 5 anos.

A aplicação da vacina nas crianças acontecerá durante o Arraiá de Vacinação que, no próximo sábado, será nas USFs Alvorada, Jardim Paulistano, Novo Horizonte e Sebastião Amorim, das 8h às 16h, estando limitada a 350 doses. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes manifestando concordância com a vacinação dos filhos.

Caso não seja possível acompanhar os pequenos, a aplicação da dose deve ser autorizada por meio de termo de assentimento impresso e original (disponível no site da prefeitura).

No que tange às especificações técnicas para aplicação da CoronaVac no público de 3 a 5 anos, a formulação da vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos. As crianças receberão duas doses de 0,5 ml, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Outras vacinas – Neste mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde promove o Arraiá de Vacinação. A iniciativa visa oferecer mais uma oportunidade para aqueles que desejam completar o cartão de vacina, mas não conseguem ir à USF durante a semana. O Arraiá está acontecendo aos sábados e, em cada fim de semana, unidades específicas ficam abertas das 8h às 16h para atender a população. O atendimento é tanto para crianças quanto adultos, estando disponíveis vacinas como a de gripe, Covid-19, sarampo, meningocócica C e outras do calendário de rotina.