Os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e representantes da Prefeitura e do Sindicato Rural apresentaram na manhã desta terça-feira (15), um Plano de Segurança Pública que será utilizado durante a Fenamilho em Patos de Minas. Mais de 200 homens estarão nas ruas para combater a criminalidade e para garantir a segurança dos patenses e visitantes.

Segundo o coronel Waldimir Soares, comandante da 10ª Região da Polícia Militar, o plano de ação consiste principalmente na presença constante dos policiais nos locais de festa e também nas ruas da cidade. Ele destacou que o efetivo da Polícia Militar estará não só nos locais de festa, como no interior do Parque de Exposições, como também nos bairros e nas ruas da cidade.

Além do reforço no efetivo, a Polícia Militar vai fazer o uso da tecnologia para combater principalmente os furtos. A Plataforma de Observação Elevada – POE- que foi utilizada na Copa do Mundo, já está em Patos de Minas. Ela possui câmeras e refletores de longo alcance que permitem o monitoramento  de multidões. Antes de ser levada para o Parque de Exposições, a Plataforma será usada no centro da cidade, durante a Fenapraça.

Com relação à participação de adolescentes na Fenamilho, o trabalho terá o reforço do Conselho Tutelar, que vai permanecer em regime de plantão durante toda a festa. O consumo de bebida alcóolica será combatido com rigor. O adolescente que for flagrado ingerido bebida alcóolica no interior do Parque de Exposições vai perder o passaporte e ficará proibido de participar do restante da festa.

O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, delegado geral Felipe Colobari, disse que o trabalho de investigação estará voltado para o combate às fraudes. Falsificação de documentos para entrar no Parque de Exposições e a presença de cambistas serão combatidos com rigor.

Também haverá reforço na fiscalização de trânsito, principalmente com relação à Lei Seca. Os estacionamentos serão proibidos nas ruas ao redor do Parque. Haverá apenas áreas destinadas aos táxis e mototaxis. O setor de posturas da Prefeitura também vai reforçar as fiscalizações para combater o comércio ambulante irregular.

O Corpo de Bombeiros também adiantou que vai reforçar as ações durante a Fenamilho. Segundo major Maresguia, este ano o trabalho de vistoria das estruturas provisórias foi antecipado e equipes estarão trabalhando em conjunto com o Samu para atender os casos de emergência.

Segundo o Ten Cel Azevedo, comandante do 15º BPM, todo o esforço está sendo feito para garantir a segurança dos patenses e visitantes e para que os índices de criminalidade continuem caindo em Patos de Minas, como vem ocorrendo nos últimos dois anos.