A aprovação da parceria público-privada para a modernização da iluminação pública em Patos de Minas vai proporcionar investimentos de mais de R$ 90 milhões no município. O projeto prevê a substituição de mais de 25 mil pontos de iluminação pública, passando a utilizar a tecnologia de led. O edital já foi publicado.

A Lei Complementar aprovada na Câmara permiti que a Prefeitura faça parceria com uma empresa privada para modernizar, manter e operar o sistema de iluminação pública em Patos de Minas. A empresa será contratada através de licitação e também poderá expandir os serviços para as praças, parques e campos de futebol que forem utilizados pelo público em geral. A Prefeitura produziu um vídeo para explicar o projeto de modernização da iluminação.

A intenção é modernizar 100% da iluminação pública no município de Patos de Minas, incluindo também os distritos. Segundo a administração municipal, isso resultará em economia do consumo energético que pode passar de 50%. Além disso, a iluminação mais moderna trará mais segurança para a população.

Outro ponto destacado pela Administração Municipal é que a modernização do sistema permitirá que a empresa responsável pela manutenção do serviço faça um mapeamento dos pontos de iluminação e obtenha informações detalhadas de toda a rede. Isso vai permitir que reparação de pontos de luz danificados seja feita com mais agilidade.

O edital da licitação para contratar a empresa que fará a modernização da iluminação pública de Patos de Minas já foi publicado e o leilão acontecerá no dia 15 de dezembro na B3, em São Paulo.