Moradores de Patos de Minas e da região poderão contar com um Centro de Atenção Psicossocial voltado para crianças e adolescentes, o chamado de Caps i. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Saúde e o Governo Federal liberou os recursos da ordem de R$ 2 milhões para a construção da sede.

O Caps i atende crianças e adolescentes que apresentam sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Esta é uma demanda importante em Patos de Minas.

Como ainda não tem Caps Infantil, crianças com problemas psicológicos são atendidos junto com adultos no Caps TM. É o caso de um garoto de 8 anos que foi encaminhado para tratamento pelo Poder Judiciário. “A gente está tendo muita demanda em toda a região por atendimento de crianças e adolescentes. A nossa assistência à saúde mental infantil ainda está muito aquém do que precisa”, disse a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães.

A secretária de saúde informou que os recursos já estão garantidos, a portaria foi publicada e o dinheiro foi empenhado e poderá ser depositado nas contas do município de Patos de Minas já no mês de dezembro. “Caindo o dinheiro na conta, a nossa expectativa é de que seja agora em dezembro, mais ou menos uns três, quatro meses, a questão da licitação para o início das obras.

O projeto de construção da sede é padrão do Ministério da Saúde, assim como o seu funcionamento. Ana Carolina explicou que o Caps i é obrigatoriamente microrregional e, por tanto, vai atender os municípios da região.