O número de pessoas que vão votar pela primeira vez caiu em todo o país e em Patos de Minas também.
Os brasileiros vão às urnas no dia 05 de outubro escolher os governantes que vão dirigir o país pelos próximos quatro anos. Este ano, no entanto, o pleito não tem atraído tanto os novos eleitores. O número de pessoas que vão votar pela primeira vez caiu em todo o país e em Patos de Minas também.

De acordo com levantamento feito pelos Cartórios Eleitorais de Patos de Minas, o município terá apenas 252 novos eleitores no pleito deste ano. Esse número representa apenas 0,20% do total de eleitores do município, que é de 105.173 pessoas aptas a votarem. O número reduzido pode estar relacionado ao momento político ruim vivido pelo país no ano passado.

No Brasil, os jovens de 16 e de 17 anos já podem votar, mas para os eleitores dessa faixa de idade o comparecimento às urnas é facultativo. O voto no Brasil só é obrigatório para os eleitores maiores de 18 anos e menores de 70 anos. A Justiça Eleitoral, no entanto, incentiva que todos os eleitores compareçam as urnas e ajudem a escolher seus representantes.

Este ano, os brasileiros vão escolher o novo presidente da república, governador, senador e deputados estaduais e federais. A eleição acontece no dia 05 de outubro.

Autor: Maurício Rocha