A Prefeitura de Patos de Minas vai disponibilizar 19 postos de vacinação neste sábado (30) para o Dia D da Campanha de imunização contra a Gripe. Todas as unidades de saúde da família (exceto Várzea) estarão abertas das 7h30 às 16h. A mobilização acontecerá também em Major Porto, Pindaíbas, Santana de Patos e Alagoas. Nos distritos, a vacinação vai até às 15h30.

O Dia D de vacinação contra a gripe será aproveitado para começar a segunda etapa da campanha, que teria início em 2 de maio. Dessa forma crianças (6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, professores e outros grupos prioritários podem aproveitar o Dia D para receber a vacina.

Outras vacinas do calendário nacional também estarão disponíveis nas unidades no sábado, assim como as doses contra Covid-19, para que todos tenham a oportunidade de atualizar a caderneta. A Secretaria de Saúde alerta que é importante que, ao se deslocarem para as USFs, as pessoas levem documento pessoal e cartão de vacina (caso possuam).

No caso especificamente da vacina contra a gripe, quem pertence aos grupos prioritários precisa comprovar essa condição com algum documento. Consulte a seguir quem tem direito ao imunizante:

pessoas com 60 anos ou mais;

trabalhadores da saúde (carteira de trabalho, contracheque, contrato atualizado);

crianças de 6 meses a menor de 5 anos;

grávidas (cartão da gestante);

puérperas (certidão de nascimento do filho ou alta do hospital, comprovando o parto há no máximo 45 dias);

povos indígenas;

professores (conforme nota técnica dos órgãos responsáveis não entram demais trabalhadores da educação, somente os que atuam dentro da sala de aula, os quais devem apresentar contracheque ou carteira de trabalho);

pessoas com comorbidades, sendo elas doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, hipertensão desde que associada a outra doença ou tabagismo, transplantados e trissomias (laudo médico ou receita do medicamento);

pessoas com deficiência permanente;

caminhoneiros (carteira de motorista C, D ou E)

trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (carteira de motorista D ou E, carteira de trabalho ou contracheque);

forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;

população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Meta – A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até pelo menos 3 de junho. A meta é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. Em Patos de Minas, o público-alvo é de 60.670 moradores, dos quais 20,36% receberam a dose até o momento. A procura pelo imunizante não tem sido satisfatória, e é importante que quem tem direito a recebê-lo procure as USFs.