A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta sexta-feira (13) mais um boletim epidemiológico relatando o estado da dengue no município. Mais 522 casos da doença foram notificados em Patos de Minas, e houve 71 confirmações a mais em relação ao último boletim. O cenário ainda é de epidemia, com alto número de atendimentos nas redes pública e particular de saúde.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, além das visitas domiciliares e mutirões de limpeza, o PMCD, com apoio do Governo de Minas Gerais, está realizando bloqueios com fumacê nos bairros com maior número de notificações. Já as equipes municipais realizam pulverização de inseticida com bombas costais nas regiões em que houve casos positivos da doença.
Vale lembrar que a dispersão do inseticida não elimina as larvas, somente mosquitos adultos. Por isso é preciso ficar atento para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti. “O poder público sozinho não vence essa guerra”, ressaltou.
João Paulo
13/05/2022 15:58É importante entender que o mosquito 'Aedes aegypti' tem um ciclo de vida natural curto, porém, este ciclo pode se prolongar por muito tempo. Os ovos do Aedes aegypti possuem forma alongada e são bem pequenos (medem cerca de 0,4 mm), difíceis de serem observados. No momento da postura os ovos são brancos, mas rapidamente escurecem e tornam-se negros e brilhantes. Eles adquirem resistência ao ressecamento muito rápido. Aproximadamente 15h após a postura eles já são capazes de resistir a longos períodos de baixa umidade, podendo ficar até 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, d